É fácil perceber que as empresas estão migrando para o mundo digital, espaço onde os clientes estão. Isso significa que, além das estratégias de marketing tradicionais — chamadas de Outbound —, os empreendedores buscam, cada vez mais, formas eficientes de ter visibilidade na internet, por meio das estratégias de Inbound Marketing.

Sendo assim, conhecer essa tendência é algo que qualquer agência de marketing deve fazer, se quiser atingir esse público crescente. Conhecer as ferramentas dessa metodologia é importante, mas saber como implementá-las corretamente de acordo com cada cliente é essencial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o universo do marketing digital e saber por onde começar com sua agência? Então, continue acompanhando a leitura e descubra!

Público-alvo e localização

Quando você fecha com um cliente, a primeira coisa que sua agência deve saber para montar sua estratégia de marketing é qual o público-alvo você precisa atingir, ou seja, qual o perfil dos consumidores do seu cliente.

Procure traçar esse perfil por meio de formulários com informações, como gênero, idade, profissão, enfim, o que for relevante para que sua agência possa direcionar as estratégias de marketing de maneira assertiva, incluindo onde está esse público-alvo.

Seja ele leitor de blogs, usuário do Facebook, Twitter ou Instagram, seja frequentador assíduo dos canais de vídeos do YouTube. Assim, é possível aplicar estratégias de Inbound Marketing no lugar certo, para que ele seja visto pelas pessoas certas.

Objetivo

Definir qual o objetivo do cliente, de acordo com o orçamento que ele dispõe, é a próxima etapa para a sua agência poder criar um plano de ação.

Se o cliente deseja ter sua marca conhecida, por exemplo, investir em links patrocinados ou estratégias de SEO pode ser muito eficiente. Se ele quer que 100 leads assinem sua newsletter, o e-mail marketing pode funcionar muito bem.

Enfim, quando o objetivo do cliente está claro na mente da equipe, fica fácil saber quais as ferramentas a serem utilizadas.

Atração, consideração, conversão

Após seguir as etapas anteriores, é hora de transformar esse público em clientes. Para isso, atrair o público com conteúdo de qualidade é fundamental. Por conteúdo de qualidade, entenda como algo que sacie a curiosidade, tire dúvidas e resolva problemas dos clientes, seja em forma de postagens em blogs, podcasts, infográficos ou e-books.

Depois de atraí-los, trabalhe o conteúdo de acordo com a necessidade que eles apresentam. Essa etapa requer um planejamento mais detalhado, pois o conteúdo deve fazer sentido para o lead e fazê-lo enxergar no seu produto a solução ideal para os seus problemas.

É válido salientar que, observando a forma como o lead reage ao conteúdo, é possível coletar informações importantes a respeito dele. Dessa forma, é possível criar conteúdos personalizados que estreitem ainda mais o laço entre cliente e empresa, proporcionando conversões.

Mensuração de resultados

Mensurar os resultados é tão importante quanto trazê-los, tanto para apresentar os resultados ao cliente, como para ajudar a identificar se a estratégia de Inbound Marketing está funcionando como deveria ou se algo deve mudar.

Já deu para perceber que o universo do Inbound Marketing requer muito trabalho, mas também traz bons resultados, não é verdade? Deixe seu comentário e conte para nós as dúvidas de sua agência.

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