Redes sociais são úteis para aproximar pessoas e facilitar sua comunicação no ambiente virtual. No mundo dos negócios, esse recurso tem se tornado muito importante, pois, graças a ele, empresas têm conseguido se destacar no mercado e fazer com que seu trabalho seja mais bem aproveitado.

No caso do e-commerce, então, é fundamental conhecer mais detalhadamente como é possível usar as redes sociais para que o trabalho com o mundo online seja mais eficiente.

Sendo assim, saiba mais sobre redes sociais no e-commerce e conheça maneiras de tirar um melhor proveito delas.

Conteúdo: o que seu cliente quer ler

O marketing de conteúdo é um dos principais fundamentos de um bom marketing digital. Com o potencial de canais como as redes sociais, é preciso oferecer material qualificado para que as pessoas tenham interesse em acompanhar suas ideias. Consequentemente, você obterá fidelização — algo essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Com a produção de conteúdo de qualidade, você apresenta seus produtos de maneira eficiente, de acordo com o perfil de seu público-alvo, ou seja, baseado no comportamento do consumidor.

Nas redes sociais, isso pode ser feito explorando corretamente as características mais marcantes de cada plataforma. Assim, você pode abordar de variadas maneiras o mesmo tipo de conteúdo, oferecendo materiais que chegarão com maior eficiência ao público.

Por exemplo, vídeos são ótimos para fazer demonstrações sobre produtos. Assim, é possível seguir essa linha e trabalhar com o YouTube. Já imagens são excelentes para criar impacto e gerar engajamento. Por isso, trabalhar com o Instagram pode ser uma boa.

Já o Facebook é uma plataforma bastante completa. Ela oferece a possibilidade de postagens, compartilhamentos, curtidas, interações, promoções. O Twitter, por sua vez, permite um relacionamento mais direto com seus seguidores, ao possibilitar interações mais direcionadas.

Segmentação: o segredo das redes sociais

Falar para muita gente não significa necessariamente falar para o seu público ideal. Nesse sentido, as redes sociais oferecem grande possibilidade de segmentação, uma vez que, diferentemente das mídias tradicionais, elas permitem um maior direcionamento da audiência.

Nas redes sociais, as pessoas costumam se concentrar nos ambientes de acordo com características como gostos musicais, livros, filmes, esportes, entre outros.

Assim, é possível traçar um perfil típico do público-alvo de seu e-commerce e se dedicar a atuar em função de seus interesses. Assim, basta oferecer produtos ou serviços que contemplem as pessoas certas para garantir clientes.

Promoção: o uso de mídia paga

Você pode usar recursos comprovadamente eficientes e mais rentáveis do que os usados no marketing tradicional. Um desses recursos é a mídia paga.

Quando você paga pela exposição de sua marca, você consegue aumentar o alcance e obter resultados mais significativos na sua campanha. É uma maneira eficiente de aumentar a visibilidade da sua marca e projetá-la diante do seu público.

Elaborando conteúdo direcionado para o seu público-alvo, você certamente terá meios para chegar até ele com naturalidade. Entretanto, se houver uma necessidade mais imediata de alcançar visibilidade, aposte em mídia paga.

Não há segredo! Basta ocupar seu espaço no ambiente online para conquistar o público. Para tanto, poste com a frequência adequada, sem excessos tanto para menos quanto para mais e veja o seu e-commerce crescer nas redes sociais.

E, se você quiser aprender mais sobre mídia paga especialmente no Facebook, confira nosso artigo sobre o assunto. Conheça mais sobre a plataforma e-commerce AGEC e inicie as suas vendas e divulgações online!