O marketing digital é um segmento da comunicação bastante amplo que oferece possibilidades quase infinitas de iniciativas para as marcas de agências e de anunciantes. Por natureza, este é um mercado que nasceu já com seus nichos de trabalho, e seu dinamismo em algum momento pegou as agências tradicionais de surpresa com novos serviços e metodologias.

No entanto, esta dinâmica rápida, se adaptada para a realidade da agência de publicidade, pode significar novos serviços, clientes, e consequentemente, resultados. O trabalho de SEO é um desses possíveis serviços, e nossa intenção com esse post é justamente mostrar a você como é possível que sua agência ofereça o serviço.

O que é SEO?

Antes mesmo de começarmos a falar sobre os possíveis serviços que sua agência pode oferecer dentro deste segmento, vamos definir o que é esse tal SEO. Esta é uma sigla que vem do inglês e significa Search Engine Optimization — em português, otimização para mecanismos de busca.

Basicamente, esta metodologia inclui todas as ações que podem ser feitas pela empresa para otimizar as páginas do site, e o trabalho relacionado a ele, para que a página fique mais bem rankeada nos resultados de busca do Google. Sua base se dá em três pilares: tecnologia, relevância e conteúdo.

O primeiro pilar diz respeito à parte técnica do site, o que inclui a plataforma utilizada, a velocidade de carregamento, a usabilidade do site e todos os pontos que podem influenciar na experiência do usuário.

O segundo tem a ver com o quanto o site é relevante para os usuários e, neste quesito, podemos destacar a quantidade de acessos e o número de links externos que apontam para o site.

Por fim, o conteúdo que é o começo de tudo, afinal de contas todo usuário que faz uma pesquisa no Google está em busca de conteúdo para tirar suas dúvidas.

Como uma agência de publicidade pode oferecer esse serviço?

Apesar de ter como base os três pilares que destacamos acima, quando falamos na prestação desse serviço de SEO por uma agência de publicidade, podemos dividir em iniciativas diferentes. Veja só:

Resultados de busca orgânicos e pagos

A primeira parte do serviço, obviamente, prevê o gerenciamento da posição da empresa nos resultados de busca orgânicos e pagos. Os primeiros são aqueles que aparecem quando os três pilares são bem atendidos, e pelos quais não há a necessidade de pagamento direto. A versão paga inclui o gerenciamento da compra de mídia de busca por meio da plataforma Google AdWords.

Confira mais sobre este tema em nosso post: “O que faz um e-commerce aparecer na primeira página do Google?

Gestão de redes sociais

Você já deve ter feito alguma busca no Google em que um dos resultados é a página da empresa em alguma rede social. Sim, o conteúdo gerado nas mídias sociais pode influenciar os resultados de busca, além de ajudar a gerar relevância para o site da empresa. Lembrando: quanto mais acessos forem obtidos, maior a relevância.

Mídia display

Este é outro tipo de mídia que pode ser comprada por meio das redes de publicidade, como o próprio Google AdWords. A diferença é que a publicidade não é exibida nas buscas, mas sim em sites parceiros que designam espaços de banner para os anunciantes. Outro serviço que impacta no SEO, pois gera tráfego para o site assim como links direcionados.

Análise de performance

Mas, no fim das contas, de nada adianta fazer uma estratégia para seu cliente, que inclua todos os pontos, sem saber se as ações estão dando resultado de negócio para o anunciante. Para isso, existe o serviço de análise de performance, que prevê a utilização de ferramentas de métricas, como o Google Analytics para analisar o tráfego e entender o que dá certo e o que não dá.

Qual o ponto mais importante para esse serviço?

Todos estes pontos influenciam nos resultados do serviço de SEO, mas vale lembrar que nada vai adiantar se não houver para o seu cliente uma estratégia de SEO completa e robusta.

Isso inclui um amplo entendimento da empresa e, principalmente, a compreensão dos seus objetivos. Sabendo disso será possível que sua agência desenhe uma estratégia de conteúdo, com as palavras-chave certas e uma boa execução, o que vai gerar muito mais valor e resultado para seu cliente.

Pronto! Agora, você sabe um pouco mais sobre como oferecer o serviço de SEO em sua agência de publicidade. Quer saber como medir o retorno do investimento em mídia online? Então, leia nosso artigo sobre o assunto.

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