Uma das questões fundamentais para qualquer e-commerce é o ranqueamento nos mecanismos de busca da internet. E é exatamente por isso que aparecer na primeira página do Google se tornou uma busca incessante para muitos negócios.
Pois isso é preciso conhecer a fundo os fatores que vão influenciar esse ranqueamento e quais estratégias que uma empresa pode utilizar para conquistar os primeiros lugares de resultado nessa gigante da internet.
Então, atenção às dicas e informações!
Primeira página do Google: mundo de oportunidades
Basta se colocar no lugar do usuário: ao usar o Google para fazer qualquer pesquisa, raramente passamos da primeira página para buscar os resultados. Para um e-commerce esse comportamento é fundamental para traçar suas estratégias.
Há quem faça sua opção por comprar seus anúncios pelo Adwords, mas, para se ter a certeza absoluta, é preciso investir em ferramentas que ajudem o site a aparecer na primeira página do Google. E para saber como fazer isso, separamos a resposta em dois momentos: fatores que influenciam o ranqueamento e quais as estratégias que podem ser adotadas.
Vamos a eles?
Fatores que influenciam o ranqueamento
Antes de perseguir a primeira página do Google é preciso saber quais os fatores que influenciam o ranqueamento de sites desse mecanismo de busca. São eles:
- Idade do domínio – o primeiro passo é investir num domínio, já que quanto mais tempo de existência do site, maior a confiança do Google na página.
- Boa programação – um site bem programado é aquele que tem um código correto, sem erros ou links quebrados.
- Conteúdo relevante – tudo o que existe dentro do e-commerce deve ser feito, organizado e atualizado constantemente, com o objetivo principal de ajudar o cliente a chegar aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
- Otimização – URLs e títulos de página amigáveis (que pode ser o título do texto ou produto), o uso de palavras-chave adequadas ao seu universo, links internos e links externos de qualidade. Conheça mais sobre SEO, nesta publicação.
Estratégias para melhorar o posicionamento do e-commerce
Planejar o marketing
É fundamental que a equipe de marketing responsável saiba quais os objetivos que deseja alcançar e quais as ações necessárias para chegar aos resultados pretendidos. Um planejamento anual e contínuo é fundamental para conquistar mercado e manter uma marca relevante.
Indexação do e-commerce
Quando o Google faz a varredura na internet para montar suas páginas de resultado, ele vai colhendo quantidade e qualidade de links espalhados. Isso significa que é necessário semear o domínio pela internet, seja através de parcerias, das redes sociais, dos links internos e externos e da produção de conteúdo.
Elencar palavras-chave fortes e inteligentes
Ao definir o marketing é preciso, também, saber em quais termos deve investir mais – ou menos – na hora de produzir conteúdos, URLs, descrições. É preciso conhecer o público para não ser técnico demais – ou de menos.
Aparecer na primeira página do Google não é tarefa para um dia. Os resultados vêm a longo prazos e qualquer empresa deve estar preparada a fazer esforços contínuos e incorporá-los à rotina do e-commerce. Afinal, concorrentes e novidades de mercado surgem o tempo todo e por isso o trabalho nunca estará terminado.
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