Para uma empresa conquistar seu espaço na web, ela precisa contar com boas ferramentas de marketing digital. A importância dessas ferramentas vai desde o planejamento eficiente até a qualidade do conteúdo a ser publicado pelo site.

Apresentaremos a seguir as 5 melhores ferramentas que todo empreendedor deve conhecer. Confira!

1. Google Analytics

Sem dúvidas, esse é o primeiro passo para quem acaba de criar um site ou deseja aprender mais sobre como funciona o marketing digital. O Google Analytics é uma ferramenta essencial, pois suas funcionalidades permitem analisar o desempenho de seu site como um todo.

Uma das características do Inbound Marketing é justamente o fato de poder ajustar e reajustar as estratégias quantas vezes for preciso, até que se chegue ao ponto ideal para gerar mais tráfego e, assim, captar mais leads. Essa possibilidade, no entanto, só existe por conta dos relatórios do Analytics.

Com ele, você poderá saber a origem do tráfego, o que os internautas fazem em sua página, por quanto tempo permanecem nela, número de cliques etc. Acredite: esses dados podem estar em suas mãos sem que você desembolse nada!

2. Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores digitais quando a intenção é trabalhar com e-mail marketing. Por meio de uma interface amigável, é possível elaborar uma lista de até 2.000 endereços de e-mail para disparar mensagens às suas leads.

A ferramenta é tão completa que nela é possível, não apenas distribuir e-mails, mas também segmentá-los para que os destinatários recebam conteúdos personalizados e, também, fazer testes A/B para saber quais estratégias geram melhores resultados com auxílio dos relatórios.

Os recursos aqui mencionados fazem parte do plano gratuito, mas, caso sua empresa necessite de ainda mais funcionalidades, a ferramenta possui também suas versões pagas.

3. Canva

Fazer publicações sem imagens é algo quase inimaginável, principalmente quando lembramos que a presença nas mídias sociais é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma empresa na web — você consegue imaginar um post desprovido de imagens receber muitos compartilhamentos no Facebook?

Para evitar que os sites, em geral, tenham qualquer tipo de problema com isso, a plataforma Canva se mostra uma ferramenta essencial a todos que fazem marketing de conteúdo: uma biblioteca com milhões de fotos, ilustrações, vetores, ícones, além de ferramentas para edição de imagens e produção de infográficos.

O plano gratuito conta com todas as funcionalidades. Porém, como em quase toda ferramenta de marketing, existem planos e itens pagos.

4. SEMRush

Como a própria marca se autodefine, trata-se de um “serviço de inteligência competitiva para os especialistas em SEO, PPC e redes sociais” que permite coletar dados relevantes sobre seus concorrentes.

Dentre as diversas funcionalidades inclusas no serviço, estão a comparação de domínios, o rastreamento de posição, a análise de palavras-chave, a pesquisa de anúncios da concorrência, a auditoria e muito mais. As empresas podem adquirir um plano do SEMRush a partir de US$ 69,95.

5. Open Site Explorer

Esta é a ferramenta ideal para analisar a relevância de um site nos mecanismos de busca. Com o Open Site Explorer, você pode verificar os backlinks de qualquer página, o número de compartilhamentos no Facebook, tweets recebidos, o número de domínios diferentes com links apontando para o site, e ainda é possível filtrar de várias formas os resultados.

Essa ferramenta de marketing oferece um plano gratuito e outros pagos — é possível utilizar uma versão trial por 30 dias.

A sua empresa já conta com alguma dessas ferramentas? Deixe seu comentário e conte para nós!