Tem ou pretende ter um e-commerce e não faz ideia de como evitar gastos desnecessários para dar aquele impulso nas vendas? Neste texto, você encontrará algumas dicas para utilizar dados específicos e muito importantes que estão ao seu alcance e você nem sabia.

Já imaginou como seria útil saber exatamente o quanto aquela propaganda que você contratou ajudou em suas vendas? Essa é uma das maiores diferenças entre o marketing tradicional e o online, a capacidade de mensurar resultados. Por isso, mensurar resultados é fundamental.

Enquanto o modelo tradicional utiliza estimativas, o online usa os mais variados dados referentes às ações online de seu público, e o resultado disso é claro: os dados coletados vão permitir que você corte tudo aquilo que se mostra pouco eficiente e aumente o investimento com o que mais gera retorno.

Para sua surpresa, há uma ferramenta grátis que vai lhe ajudar a fazer isso com maestria: o Google Analytics. Aprenda a mensurar resultados do comportamento online de seu público e aumente de uma vez por todas as vendas de qualquer e-commerce.

O que é o Google Analytics?

Como diz o nome, esta é uma ferramenta do Google que analisa as métricas do seu site. O usuário chegou ao site por meio de pesquisa no Google? Redes sociais? Clicando em um anúncio online encomendado pela empresa? Essas são apenas algumas métricas básicas mostradas pela ferramenta.

A seguir, confira alguns dados que podem — e devem — ser usados para que você otimize suas estratégias de marketing.

Quais métricas são as mais importantes para mensurar resultados?

Visitantes

A ferramenta é capaz de filtrar os visitantes por grupos, permitindo que você acompanhe os resultados das vendas por regiões ou por cidades, por exemplo. Também é possível saber se os visitantes são compradores recorrentes ou “marinheiros de primeira viagem” em seu site.

Com essa métrica, você pode montar promoções especiais para uma localidade, como um desconto no frete, além de saber como anda a taxa de fidelização de clientes da sua loja — um bom indicador de atendimento.

Origens de tráfego

Aqui, você terá acesso às informações mencionadas no primeiro exemplo, sabendo de qual ponto da internet as pessoas chegaram em sua loja online: e-mail, redes sociais, anúncios pagos.

Isso é extremamente importante porque cada uma dessas origens conta com um trabalho de marketing diferente e, assim, você saberá se algum deles está indo bem ou mal, podendo mudar a estratégia ou os custos envolvidos.

Comércio eletrônico

Permite que você acompanhe todas as compras feitas no e-commerce, usando gráficos que mostram o desempenho de cada dia. Também lista os produtos vendidos e mostra a média de vendas dentro de um determinado período. Dados assim são ótimos para planejar campanhas promocionais e para ter um bom controle das finanças da loja.

Outra vantagem é que os filtros do Analytics são incríveis, sendo possível até mesmo saber a porcentagem das vendas de um produto foram originadas por meio de pesquisas do Google, anúncios, entre outros.

Vale ressaltar que a ferramenta tem funções muito interessantes de acompanhamento. Você pode, por exemplo, configurá-la para enviar um e-mail caso suas vendas sofram uma queda em comparação à semana anterior, ou criar anotações para marcar fatos importantes, como a mudança de um banner, alteração de layout do site, entre outras coisas.

Qual dos indicadores é o mais importante para uma loja virtual?

Acompanhar as vendas é importante, mas você não pode se esquecer de ficar de olho nos abandonos de página. Se a página de confirmação de compra tem um alto índice de rejeição, por exemplo, é provável que algum problema esteja afetando a experiência do visitante e que ele tenha desistido de finalizar a compra por conta disso.

Com certeza, precisaríamos de um texto bem maior para falar de todos os detalhes de como mensurar dados com o Google Analytics. Por isso, saiba mais sobre o assunto aqui em nosso Blog na matéria “Como acompanhar os resultados no e-commerce com o Google Analytics“.