Para aparecer bem nas páginas de resultado dos buscadores, é preciso otimizar as páginas da loja virtual. O SEO para e-commerce é uma tática indispensável se você quer atrair tráfego por meio de buscas do Google.
Pensando nisso, separamos 6 boas práticas de SEO para e-commerce que você precisa conhecer. Acompanhe!
Pesquise palavras-chave relevantes
O carro-chefe e essencial do SEO é escolher bem as palavras-chave. É preciso encontrar termos relevantes que os usuários usam para realizar pesquisas, e então aperfeiçoar o conteúdo com elas.
Ferramentas como o Keyword Planner, o Uber Suggest e o Keywordtool.io são excelentes para encontrar termos relevantes e palavras-chave relacionadas ao negócio.
Crie URLs amigáveis
Convenhamos, não há nada pior do que acessar um site com uma URL tão estranha que é completamente ininteligível, não é mesmo? As URLs amigáveis usam as palavras-chave que você achou na pesquisa para mostrar (tanto para o Google quanto para os visitantes) qual o tema principal daquela página.
Na página de pesquisa do Google, a palavra-chave na URL é destacada, se for relacionada à busca do usuário. Um exemplo de URL amigável: http:seudominio.com.br/bola-de-futebol.
Acrescente Alt Text nas imagens
Imagens são muito importantes para e-commerces — e para conteúdo em geral —, por isso, você precisa mostrar para o Google o que as imagens “são”. Mas como assim? Bom, os buscadores não conseguem ver imagens como nós vemos, assim, é preciso criar o alt Text (Alternative Text).
É o texto que descreve aquela imagem e mostra para os buscadores porque ela é relevante para o conteúdo. Geralmente, o mais indicado é usar a palavra-chave principal da página para descrever a imagem.
Crie meta descriptions para as páginas
Na página de resultados de pesquisa dos buscadores, aparece um pequeno descritivo do conteúdo de cada página. Esse descritivo é chamado de meta description. É uma descrição curta do que o usuário vai ver naquela página e é um dos maiores fatores para atrair cliques nas SERPs (Search Engine Results Page).
Nela, é indispensável ter a palavra-chave e os principais benefícios da página ou do produto.
Coloque botões de compartilhamento social
As mídias sociais se tornaram indicadores de SEO muito fortes. Se a página tem uma boa atividade social, significa que ela é relevante para os usuários e que o conteúdo é importante para o que eles buscam.
Por isso, insira botões de compartilhamento social em cada seção do e-commerce e compartilhe sempre nos perfis da marca.
Deixe o carregamento do site mais rápido
Com a taxa de atenção dos usuários tão curta, é preciso garantir que nada impeça a melhor experiência possível para o usuário. A demora no carregamento de páginas é um dos maiores motivos que faz com que os leitores não permaneçam no site e esse é um indicador para os buscadores de que o conteúdo não é relevante.
As técnicas de Search Engine Optimization para e-commerces são importantes para garantir que os usuários vão encontrar o que eles buscam ao digitar termos nos buscadores. Aproveite para aplicar as nossas dicas agora mesmo!
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