A taxa de conversão é, sem dúvida alguma, um dos indicadores mais importantes para um e-commerce — afinal de contas, diferente de outros tipos de negócio que podem gerar receita de outras formas. Em um comércio eletrônico, a conversão online é a única maneira de trazer novas vendas e mais receita para a empresa. No entanto, ainda é comum encontrar empreendedores que não conseguem fazer com que seu conteúdo e acessos se transformem em vendas quando o assunto é e-commerce. Por isso, neste post vamos compartilhar algumas ações que você pode colocar em prática no seu negócio para aumentar as conversões do seu comércio eletrônico.
Mas por que aumentar a taxa de conversão?
Essa é um pergunta muito comum de se fazer, e a resposta é também relativamente simples. Aumentar a taxa de conversão é a forma mais barata de melhorar os resultados do seu e-commerce. Digamos que sua taxa é de 1%, ou seja, a cada 100 visitas, 1 venda. Em um cenário normal, se você quisesse dobrar seu resultado – 2 vendas – seria necessário dobrar o tráfego – 200 visitas – o que custa tempo e dinheiro. No entanto, se você investir no aumento da taxa de conversão é possível atingir as mesmas 2 vendas com um custo bem menor, não sendo necessário aumentar o tráfego.
Mensuração, mensuração e mensuração
A taxa de conversão é um indicador de performance, ou seja, não é possível aumentar o que não está sendo medido. Dessa forma, a primeira orientação para ter um bom resultado na busca por esse aumento é trabalhar com a mensuração dos pontos de contato do cliente com seu site. Nesse sentido, vale a pena investir em ferramentas de métricas – como o Google Analytics e o Crazy Egg – e também em uma plataforma de qualidade que já forneça algumas métricas.
Usabilidade e experiência do usuário
Aumentar as vendas também significa melhorar a usabilidade do seu site e a experiência do usuário que o visita. Nesse sentido, testes podem trazer bons insights para melhorias nesta experiência. Além disso, análise das métricas, fluxo de navegação e mapa de calor também podem mostrar como os usuários interagem com o site.
Design responsivo
Hoje em dia a navegação em dispositivos móveis é cada vez mais comum, e junto com esse crescimento no acesso, cresce também a compra de bens de consumo em comércios eletrônicos. Lojas virtuais que não estiverem preparadas para esse nova lógica mobile vão ficar para trás rapidamente. Novamente, investir em uma plataforma de qualidade que já tenha um layout responsivo pode ajudar a reduzir o custo com isso.
Otimização de landing pages
Landing pages podem ser muito efetivas se forem bem trabalhadas para as campanhas certas. De nada adianta colocar uma campanha excelente no ar se a página de destino dos anúncios não for bem otimizada. Acompanhar os relatórios de performance da campanha e da página é um trabalho essencial para ir melhorando o desempenho dela no decorrer da campanha.
Plataforma de qualidade
Todas essas orientações podem se resumir em uma única coisa: uma plataforma de e-commerce de qualidade. A plataforma GAMD é uma opção que oferece todos os recursos necessários para uma loja de sucesso: design responsivo, experiência do usuário e uma gestão completa da sua loja virtual com fácil monitoramento dos produtos, vendas e pedidos. Para conhecer mais sobre a plataforma GAMD, clique aqui!
Essas são algumas ações que merecem sua atenção para aumentar a taxa de conversão do seu comércio eletrônico. Dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo!
Deixe seu comentário