Enquanto o SEO parece essa arte secreta de fazer com que os motores de busca coloquem um site em destaque nos resultados de pesquisa, quase algo proibido, a UX (ou experiência do usuário) tem um status de nobreza, onde se buscam as melhores práticas para satisfazer o usuário. Mas, esses elementos estão mais ligados do que parece! Veja como se relacionam.

Por que a UX é importante para o SEO

Quando muitos passaram a criar sites pensando apenas no poder do SEO para atrair visitantes, a experiência de uso acabou ficando de lado e prejudicando o usuário final.

Por outro lado, a ideia dos mecanismos de busca é justamente o contrário: dar cada vez mais prioridade aos sites com boa UX, pois entendem que esses é que vão satisfazer melhor os usuários.

Assim, aspectos como o tempo de carregamento das páginas e o quanto o conteúdo da página tem a ver com a busca já tem sido levados em conta nas classificações.

O futuro da otimização é a experiência do usuário

Com o caminho da otimização caminhando para sempre privilegiar a boa experiência do usuário, é natural pensar que esse fator vai ser determinante nos esforços de SEO daqui para frente.

Afinal, esse trabalho não envolve apenas fazer com que as pessoas entrem no seu site, mas também que permaneçam nele, o que só será possível provendo coisas como facilidade de navegação, design atraente, etc.

Por fim, o maior impacto que a UX pode ter sobre o SEO é por meio do aumento nos acessos e compartilhamentos orgânicos, resultado da satisfação geral de quem usa o site com frequência.

Exemplos de UX a imitar

Diversos sites de e-commerce têm se mostrado atentos à necessidade de oferecer uma ótima experiência de usuário, nos deixando algumas lições importantes a seguir. Entre eles podemos destacar:

Navegação clara

Ao entrar no site da Amazon, uma das maiores lojas online do mundo, o usuário não precisa se sentir intimidado ou confuso pela enorme quantidade de produtos à disposição.

Os menus claros, objetivos e incrivelmente fáceis de usar facilitam encontrar qualquer item com apenas alguns cliques. Ótimo exemplo a seguir.

Design responsivo

O site da Zattini, braço de moda da gigante dos esportes, Netshoes, também capricha na qualidade da UX.

Um dos destaques vai para o design responsivo, que possibilita o acesso de qualquer dispositivo com conforto e facilidade para comprar. Esse elemento é indispensável para quem deseja oferecer o melhor ao público.

Integração multicanal

Um exemplo marcante de integração multicanal é o que o Shoptime faz com seu e-commerce. Como boa parte dos usuários visita ao site após ver uma oferta na tv, eles criaram uma sessão exclusiva do site para garantir que esse público não se sinta frustrado ao chegar no site.

Isso mostra como integrar ações de diferentes canais é essencial para evitar que se criem obstáculos desnecessários no uso do site.

A experiência do usuário não existe só para o SEO

A principal lição é que a boa UX afeta positivamente o SEO, mas não deve ser feita só pensando nisso, e sim na satisfação dos clientes. Aspectos como descrição de produtos e imagens de qualidade são fundamentais e dependem da escolha de uma boa plataforma de e-commerce, como o GAMD, pensada para priorizar a experiência do comprador o tempo todo.

Diante disso tudo, conseguimos perceber claramente como a experiência do usuário está profundamente ligada à otimização dos sites modernos nos mecanismos de busca. A cada dia que passa, esses mecanismos entendem que não se trata apenas de SEO, mas sim de dar prioridade a quem satisfaz melhor as necessidades e desejos do público.

E você, o que acha da relação entre UX e SEO? Como pretende melhorar a experiência de usuário no seu site? Deixe seu comentário!