Conseguir clientes não é uma tarefa fácil. Mas com um bom trabalho de geração de leads é perfeitamente possível desenvolver um processo eficiente e que dê bons resultados e de forma constante.

Mas, o que é geração de leads? Por que vale a pena investir nisso? Entenda alguns dos conceitos envolvidos, bem como os benefícios que seu negócio pode tirar dessa prática.

O que é geração de leads?

Um lead é alguém que tem interesse no serviço que você vende, e que tem o potencial de se tornar seu cliente no futuro. Com isso em mente, a geração de leads é o trabalho de estabelecer uma relação inicial com essas pessoas, para mais tarde cultivar seu interesse e guiá-las por toda a jornada até o fechamento do negócio.

Como fazer esse trabalho?

Sua missão nessa etapa é apenas conseguir o contato da pessoa. Mas, como fazer com que alguém desconhecido lhe dê informações pessoais, como e-mail, telefone, etc.?

Ofereça algo de valor

A melhor maneira de conseguir algo é oferecendo outra coisa de valor primeiro, e na geração de leads não é diferente. Isso pode ser feito por meio de um conteúdo que a sua empresa ofereça grátis, uma pesquisa feita para beneficiar o mercado do qual faz parte ou qualquer outra ferramenta que seja útil para seu público-alvo.

Então, basta incluir um formulário pedindo as informações que você precisa em troca do material que você tem a oferecer. Quanto mais vantagens a pessoa identificar nele, mais informações estará disposta a compartilhar.

Por isso, é preciso caprichar na qualidade da oferta e pensar bem em que informações serão relevantes para a sua equipe de vendas conquistar as metas traçadas. Caso contrário, sempre vai faltar alguma coisa e os esforços não serão compensados como poderiam.

Aumente seu portfólio

Sua agência pode se beneficiar muito por aumentar o portfólio e oferecer produtos e serviços diferenciados aos clientes, principalmente soluções digitais, cada vez mais procuradas e que geram melhor retorno.

Por exemplo, ao oferecer uma plataforma de e-commerce de qualidade, como o GAMD, que oferece a melhor experiência de venda online, terá um espectro ainda maior de possíveis leads para nutrir e converter em clientes. Sem dúvida, os ótimos resultados conquistados só vão ajudar a atrair ainda mais pessoas.

Quais os benefícios da geração de leads?

A geração de leads se prova como um método inteligente e eficiente quando observamos os benefícios trazidos por ela para o dia a dia do negócio. Veja alguns deles:

Aumenta as oportunidades de negócios

Quanto mais leads gerados, mais oportunidades de negócios a companhia terá. Simples assim. À medida que observar os resultados obtidos, poderá se aprimorar e fazer os ajustes necessários para alcançar mais pessoas de forma certeira, aumentando ainda mais o volume de negócios.

Diminui o CAC

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente), que representa quanto está sendo gasto para conseguir cada cliente novo, também vai diminuir consideravelmente, porque muitos deles serão conquistados com a mesma estratégia. Como esse gasto é um dos mais importantes para a saúde do negócio, tudo que ajuda a diminuí-lo deve ser considerado.

Aumenta a produtividade do time de vendas

Contar com leads qualificados facilita o trabalho do time de vendas, já que os vendedores terão melhores condições de criar uma conexão com cada pessoa interessada e entender o melhor modo de ajudá-la. Por fim, esse aumento na produtividade de todos se refletirá também nos lucros.

Como podemos observar, trabalhar de modo ativo na geração de leads traz muitos benefícios, mas esse é um processo que deve ser aperfeiçoado com o tempo. Se fizer isso, sua empresa vai conseguir concentrar as energias nas prioridades certas e atingir os objetivos com excelência.

E você, já faz algum trabalho de geração de leads? Como pretende melhorar sua estratégia de atração? Deixe seu comentário!