Existem algumas maneiras de aumentar a rentabilidade de uma empresa e o marketing é uma delas, ao melhorar as vendas de um produto investindo no interesse do comprador. Na era digital, esse interesse está na internet e é aí que entra o Inbound Marketing.

Em inglês, Inbound pode ser traduzido por “entrada” e as estratégias dessa natureza são aquelas que se dedicam a realizar um planejamento de ações que visam atrair o público-alvo para o ambiente digital da empresa. Assim, é possível capturar leads (“contatos”) e também aumentar os resultados comerciais.

Atualmente, o internauta gosta de buscar informação de forma autônoma e esse é o novo contexto. Por isso, no post de hoje, mostraremos como ferramentas do Inbound Marketing podem auxiliar você na potencialização dos resultados.

A principal ferramenta de Inbound: o blog

O blog vai atrair quem não conhece a empresa. É possível que os resultados não sejam inicialmente tão expressivos, mas aquele material, com certeza, vai circular pelos contatos e vai ajudar a consolidar a marca com o tempo.

Mas alguns cuidados são necessários. O primeiro deles é que o conteúdo precisa ter muita qualidade, já que é ele que vai chegar ao público-alvo. O segundo é que o material precisa ser totalmente original, para não remeter a outros endereços eletrônicos que possam desviar a atenção do consumidor.

É possível perceber, então, que o blog compõe a estratégia da presença digital e também participa no desenvolvimento de campanhas publicitárias.

A forma de transformar um visitante em lead: as landing pages

A lead já encontrou a página. Que tal agora agregar um conteúdo que possa ser educativo ou algum material que agregue valor? Isso é o que faz uma landing page: “aterrizar” de vez o interesse do internauta.

Mas ele só se interessa se ele mesmo considerar o conteúdo relevante. Por isso, é preciso que o conteúdo tenha autoridade e credibilidade. Invista, então, em bons produtores de conteúdo.

Mas nessa “guerra” sempre é bom ter mais alguns “soldados”: e-books, whitepapers, webinars, hangouts etc. Tudo para mostrar que você sabe do que está falando e pode efetivamente entregar o que promete.

A maneira de nutrir os leads: o e-mail marketing

Pesquisas indicam que o e-mail marketing é muito eficiente em estratégias para e-commerce. Mas não basta enviar qualquer conteúdo; é preciso tomar alguns cuidados: primeiro, o cliente deve autorizar esse contato e, segundo, é necessário dosar a quantidade de mensagens enviadas. Afinal, você não quer ser categorizado como spam, certo?

Para isso, é fundamental diferenciar os leads, baseando-se nas etapas do funil de vendas em que cada uma delas se encontra. Os conteúdos criados devem estar de acordo com o nível do interesse da lead — isso se chama nutrição.

Neste cenário, criar e-mails com assuntos atrativos e que prendam a atenção dos clientes é essencial para uma boa estratégia. Você precisa que suas mensagens sejam abertas, lidas e seguidas, por isso, seu objetivo precisa ficar muito evidente culminando em um call-to-action claro, direto e pertinente para levar a lead para o próximo estágio do funil — no caso do e-commerce, esse estágio é a compra.

O acompanhamento das estratégias: as métricas

Como as ações estão em um ambiente virtual, é possível analisar os cliques de maneira quantitativa e construir indicadores para o futuro. Mas os números brutos de likes e de shares não são as medidas mais importantes.

Escolher as métricas e analisar os dados com muito critério são diferenciais para calcular a eficiência das suas campanhas. Taxa de cliques, Taxa de abertura, Taxa de abandono — tudo isso te dá indícios daquilo que precisa ser alterado ou otimizado na sua estratégia.

Não importa o tipo de e-commerce, o Inbound Marketing pode ser aplicado para todos os tipos, desde que seu objetivo seja atrair clientes por meio de conteúdos relevantes e inéditos sobre o que eles buscam ao navegar pela internet.

E aí? Ficou com alguma dúvida sobre como potencializar os resultados utilizando estratégias de Inbound Marketing para e-commerce? Então, conta pra gente nos comentários.

Ah, não deixe de ler nossa matéria sobre “Como criar campanhas de marketing para uma loja online“. Boa leitura!