Uma loja online, como qualquer tipo de comércio, precisa utilizar campanhas de marketing para crescer e aumentar seus lucros. O ambiente digital possui características tão propícias às ações de marketing que, para elas, é utilizado um termo específico, que é o marketing digital.

O marketing digital tem os mesmos fundamentos do marketing “tradicional”. Demanda planejamento, estratégia e criatividade. Mas possui características que o diferenciam totalmente do offline, permitindo entregar mensagens segmentadas ou personalizadas, mensuração exata, adequação de verbas em tempo real, entre outras vantagens inexistentes na mídia offline.

Se você está planejando a criação de campanhas de marketing para uma loja online, vai encontrar na lista a seguir algumas ótimas formas de começar.

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das formas mais antigas de marketing na internet. Nem por isso ele perdeu sua eficiência: pelo contrário, com as novas tecnologias, ele vem se mantendo como umas das principais ferramentas para quem faz marketing na web.

Se quem não é visto não é lembrado, criar um relacionamento com o seu cliente por e-mail é uma das melhores formas de manter a visibilidade da sua marca. O e-mail é uma excelente ferramenta para este objetivo, por meio do que chamamos de régua de relacionamento.

A régua de relacionamento consiste em uma espécie de calendário de envios em ocasiões ou mediante gatilhos específicos para cada cliente.

Digamos que você tenha uma loja que vende calçados online. Um determinado cliente pode receber, por exemplo, um e-mail com ofertas de sapatos para o dia das mães com 30 dias de antecedência, o que será um e-mail genérico, disparado para toda a sua base.

Mas você também deve programar disparos personalizados, como um agradecimento por uma compra realizada, felicitações pelo aniversário (de preferência com um cupom de desconto como presente), uma chamada para uma nova compra após 3 meses da última transação etc.

Construa um calendário que faz sentido para você, crie os e-mails e automatize os disparos com uma ferramenta apropriada. Conheça aqui 3 estratégias de e-mail marketing para e-commerce.

2. Google AdWords

O Google é, de longe, a principal fonte de consultas dos usuários da internet no mundo. No Brasil, responde por cerca de 95% das buscas realizadas online.

Nem sempre é possível estar entre os primeiros colocados nos resultados, mas é sempre possível fazer anúncios nestas páginas, dando visibilidade à sua marca no exato momento em que um potencial cliente busca por produtos como os seus. Estes anúncios são feitos por meio da ferramenta Google AdWords.

A lógica de funcionamento da ferramenta é bastante simples: você seleciona as palavras-chave das buscas relevantes para o seu segmento e indica quanto está disposto a pagar por clique recebido. Seus anúncios são exibidos nas buscas pela palavra-chave selecionada e você só paga quando um usuário clicar e for direcionado para o seu site.

3. Retargeting

O retargeting consiste em “abordar” com ofertas personalizadas um visitante que foi até a sua loja mas não finalizou a compra.

Retargeting funciona por meio de cookies instalados na máquina do visitante. Estes cookies gravam os dados de navegação e, posteriormente, possibilitam a entrega de mensagens 100% customizadas, com novas ofertas dos produtos pesquisados anteriormente.

Essa é uma das ações com maiores taxas de conversão no marketing digital e pode ser feita de duas maneiras:

E-mail

Em intervalos programados, são enviados e-mails automatizados contendo ofertas personalizadas com base no histórico de navegação daquele visitante no site.
Conheça mais sobre remarketing em nosso artigo Remarketing para e-commerce: venda mais sem usar o Google.

Display

Antes de tudo é preciso entender as redes de display: tratam-se das redes que envolvem uma infinidade de sites que possibilitam, entre outros formatos, a exibição de anúncios personalizados para cada visitante. A mais famosa rede de display é a do Google, mas existem diversas outras.

Quando um potencial cliente que visitou anteriormente a sua loja virtual (e teve os dados gravados em cookies) chega a um site pertencente a uma rede de display, ele é impactado por anúncios de retargeting mostrando os mesmos produtos que viu na sua loja, como lembrete ou mesmo com ofertas mais vantajosas, se essa for a sua estratégia.

Estas são algumas ações básicas para que você inicie campanhas de marketing para uma loja online. Porém, há muitas outras possibilidades! Quer saber mais? Leia também este outro artigo para compreender mais a fundo como o Google AdWords funciona.

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