Você sabia que é possível identificar as pessoas que acessaram apenas uma determinada página do seu website (o carrinho de compras, por exemplo) e se comunicar especificamente com elas? Essa estratégia é chamada de remarketing e costuma gerar um ótimo aumento nas vendas.

Isso porque os usuários que já visitaram seu site geralmente são os que têm mais chances de comprar de você. Portanto, por meio do remarketing, você pode dar a eles uma nova oportunidade de adquirir um produto ou um serviço.

Um e-commerce pode utilizar o remarketing do Google para criar listas de anúncios por meio das pessoas que chegaram à sua página. Agora, uma grande vantagem que poucos profissionais identificam é a possibilidade de utilizar uma plataforma de e-commerce para disparar e-mails de remarketing em vez de criar novos anúncios pagos.

Com isso, você potencializa muito mais a repescagem de um consumidor, facilita as vendas e reduz muito os custos com publicidade.

Como o tradicional remarketing do Google funciona?

Usando sua conta do Google AdWords, você cria uma tag (código) de remarketing. A partir daí, você (ou seu programador) pode adicionar essa tag em todo o seu site. Esse código é um texto em HTML que deve ser adicionado ao código-fonte.

Você também pode criar listas de remarketing para páginas específicas, como o exemplo já citado do carrinho de compras. Quando uma pessoa acessar essa página, ela automaticamente será adicionada à sua lista de remarketing.

Feito isso, você pode criar campanhas de remarketing no próprio Google AdWords. Os anúncios serão exibidos em diferentes websites que aceitam anúncios do Google. Mas a grande sacada vem a seguir.

Como unir remarketing e e-mail marketing para otimizar os gastos?

Principalmente em e-commerce, o remarketing combinado com e-mail marketing é utilizado para que a empresa possa se comunicar com potenciais clientes que cadastraram seu e-mail, mas abandonaram o carrinho de compras.

O princípio é o mesmo do remarketing feito com anúncios: falando diretamente com esses consumidores, o e-commerce atinge as pessoas que já têm interesse nos produtos e serviços, aumentando as vendas. A vantagem é que, além de não depender do Google, o custo é infinitamente menor.

O Portal E-commerce Brasil revelou que a taxa média de conversão brasileira é de apenas 1,6%, ou seja, de 100 pessoas que entram na loja virtual, apenas 1 finaliza a compra.

É aí que muitos e-commerces perdem clientes e faturamento sem saber. Já imaginou quantas vendas são prejudicadas simplesmente por ignorar as estratégias de remarketing?

Obviamente, é muito trabalhoso e improdutivo captar todos os endereços de e-mail e disparar as mensagens manualmente, uma a uma. Por isso, o ideal é utilizar uma plataforma de e-commerce que dispare e-mails de remarketing. Assim, você automatiza o processo e otimiza o resgate dos usuários com maior potencial de compra.

Remarketing faz a diferença

Muitos profissionais e empresas de e-commerce já deixaram dinheiro na mesa simplesmente por não se relacionarem com os consumidores mais interessados nos seus produtos. Por meio do remarketing, você poderá recuperar grande parte dos clientes que, por um detalhe ou outro, acabaram não fechando a compra na primeira oportunidade.

Gostou de aprender mais sobre remarketing? Com certeza, você tem amigos e colegas que também poderiam se beneficiar desse conhecimento. Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.