“Ô lôco, meu!”. A frase é um jargão do apresentador brasileiro Fausto Silva, mas acredite: você provavelmente irá utilizá-la ao final desse artigo. Isso porque a ferramenta de anúncios do Facebook Ads pode revolucionar um negócio, trazendo resultados verdadeiramente efetivos a uma empresa. Então, prepare-se! Mesmo que não seja dia de domingo, é hora de presenciar algo fantástico!

Alcance no Facebook Ads

Uma em cada sete pessoas no mundo se conecta ao Facebook mensalmente, fração que representa quase 1,5 bilhão de pessoas ao redor do globo. Portanto, é fácil constatar que a maior rede social do planeta possui uma base de usuários significativa. Através de fanpages, as empresas vislumbram oportunidades de alcançar seus clientes de forma massiva e praticamente instantânea, o que revela o poderio da ferramenta de marketing digital.

Segmentação no Facebook Ads

No marketing tradicional, geralmente os investimentos são focados em banners, placas, flyers, eventos… e você precisa contar com a sorte de entregar uma oferta a um cliente interessado. No Facebook Ads, um banco de dados preciso permite ao anunciante filtrar os usuários. Suponhamos que o público de interesse seja composto por jovens entre 23 e 35 anos, homens e que residam em uma determinada região do Brasil. É possível alcançar diretamente esses usuários, mas não é só isso. Há diversas outras segmentações disponíveis, incluindo filtros por dados demográficos, comportamento ou interesse. Uma oportunidade de evitar gastos desnecessários e atingir o público potencial específico.

Confira um infográfico exclusivo sobre as possibilidades de segmentação do Facebook Ads.

Plataforma de campanhas do Facebook Ads e Power Editor

O próprio Facebook Ads possui um eficaz sistema de anúncios, onde é possível administrar as campanhas para que sejam efetivas, comparando os resultados e analisando as estatísticas que realmente interessam a um determinado negócio. Assim, é possível organizar as ações, modificando em tempo real alternativas como o lance por clique, público-alvo, investimento, testar quais tipos de anúncios são realmente efetivos, etc. O Power Editor é uma ferramenta que auxilia esse processo, onde há a possibilidade de gerir várias campanhas de anúncios de maneira simultânea.

Facebook Insights

Depois de realizada uma campanha, é o momento para analisar a performance da mesma. A plataforma oferece aos administradores de fanpages um recurso chamado Facebook Insights, onde é possível mensurar os números de posts pagos e gratuitos, trazendo a possibilidade de verificar erros e acertos de diferentes campanhas.

Objetivos e tipos de anúncios no Facebook Ads

O Facebook Ads possui uma vasta lista de objetivos para adequar-se ao anunciante. Quer gerar tráfego para um site? Há um formato específico para tal. Sua meta é conseguir downloads em um aplicativo? Idem. Há ainda meios para obter conversões em um site, envolvimento com publicações, curtidas na página, participações em eventos, visualizações em vídeos, vender itens específicos, entre outros. Para cada objetivo, um modelo específico de anúncios pode ser escolhido.

A plataforma de anúncios da maior rede social do mundo está a um clique de distância. Além de ter uma vasta lista de usuários, os links patrocinados do Facebook possuem um custo, em geral, muito mais baixo que o Google Adwords, por exemplo. Ah, e se você tem interesse em saber mais sobre o marketing digital, continue acompanhando nosso Blog!