Novos e-commerces surgem em peso atualmente, o que tem aquecido a competitividade do mercado online. Não é à toa que o investimento em tecnologia tem crescido tanto para que os e-commerces se mantenham na frente dos novos players que estão chegando na internet: segundo pesquisa da Forrester Research em parceria com o portal E-commerce Brasil, as lojas virtuais possuem um investimento médio de 9% de suas receitas em tecnologia da informação.

A parte mais importante desse investimento é a aprimoração do site, tanto em questões de usabilidade, velocidade e experiência do usuário; até os mínimos detalhes, como cores, layout da página ou o posicionamento de um botão.

E para descobrir o que melhor funciona para aumentar suas taxas de conversão e de vendas, existem poucas práticas melhores do que o teste A/B.

Portanto, se você quer saber mais sobre essa prática, veio ao lugar certo. Nós vamos explicar a importância dessa ferramenta e lhe indicar 3 testes eficientes que você pode começar a aplicar no seu site. Confira!   

O que é teste A/B?

O teste A/B consiste de um método que determina quais elementos (como design e conteúdo) funcionam melhor em consideração aos objetivos que você almeja com seu site. Ele permite testar variações de uma página ( ou apenas algum elemento dela ) que funcione melhor para influenciar o comportamento dos usuários.

Não abordaremos muito sobre o conceito aqui, pois temos um texto específico que lhe dará uma introdução sobre o teste A/B. Confira aqui.

Por que fazer teste AB no e-commerce ?

Como responsável por um e-commerce, tarefas é que não faltam para se preocupar: cadastrar produtos, lidar com impostos e tributações, aprimorar o SEO da suas páginas, administrar redes sociais e mais dezenas de cuidados a tomar.

Mas então, por que se dar ao trabalho de adicionar mais uma preocupação com os testes A/B?

Simplesmente porque os testes ajudam a entender o consumidor e assim criar uma melhor experiência de compra aos usuários, o que leva à melhores taxas de cliques, conversões, vendas e fidelização dos clientes.

3 testes A/B para aplicar no seu E-commerce

Agora que você já percebeu a importância desses testes, nós vamos lhe ensinar como iniciar as suas primeiras práticas com exemplos eficazes e que são as portas de entrada no extenso mundo dos testes A/B.

Para começar os seus testes, você pode usar ferramentas como o google optimize, que pode ser utilizado a partir de sua conta do google analytics e oferece ótimas opções para você testar suas páginas.

Antes de começar seus testes, é importante entender que você precisa coletar uma boa base de visualizações para tirar seus insights. Deixe sua campanha rodando por um período mínimo de um semana para conquistar o máximo de visitantes e  tirar as melhores conclusões.

Teste de Navegação

Começando pela página inicial, você pode aplicar diversos testes para compreender quais elementos funcionam melhor. Sempre com o foco na experiência do usuário, não esqueça disso!

Aqui você pode começar explorando o layout da sua home e demais itens que facilitem a compra do usuário, como o cabeçalho com as categorias do seu site e a busca interna.

Teste de páginas de Produtos

Sendo o principal local onde o consumidor procura as informações dos produtos, é imprescindível que a página esteja recheada de informações sobre o produtos e com excelentes fotos, as quais já falamos aqui sobre sua importância na conversão.

Em questão aos testes A/B, aqui você também pode “brincar” com o layout da página, mas os elementos textuais também podem ser testados: use e abuse de sua persuasão e dos gatilhos mentais para incitar o consumidor a colocar a mercadoria no carrinho.

Página de Checkout

Outro teste que não pode faltar na otimização do seu site, e principalmente de suas vendas, é o teste da página de checkout.

Aqui é onde muitas lojas perdem oportunidades e se deparam com altas taxas de abandono de carrinho. Por isso, teste e teste o aprimoramento da página do checkout até você satisfazer seus objetivos.

Trabalhe desde o design das cores até o preenchimento dos dados de pagamento para proporcionar uma experiência simplificada e atrativa para o cliente seguir com a compra até o fim.

 

Com as informações coletadas, é hora de analisar os resultados que podem melhorar a taxa de conversão e trazer ótimos resultados para seu E-commerce.

Lembrando que os testes A/B trabalham com variáveis para explorar as melhores opções para seu site; porém, existem fatores constantes que são essenciais para o sucesso da sua loja virtual: o design responsivo e a velocidade do site.

 

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Boas Vendas!