Como está o ânimo para o seu e-commerce em 2019? Se o seu negócio está em nossa lista, as suas chances de sucesso acabam de aumentar. Confira!

Desde 2015 o E-commerce brasileiro vem crescendo uma média de 11% ao ano, segundo a consultoria Bain & Company. Grande parte desse constante crescimento se deve às novas tendências que vem impulsionando o comércio eletrônico.  

Além dos já consolidados segmentos de eletrônicos e beleza, que tiveram um crescimento de 30% no último ano, novos mercados rentáveis e seguros surgem como oportunidade em 2019.

Produtos Naturais

A busca por uma vida mais saudável e longe dos produtos industrializados tem feito do segmento de produtos naturais um dos mais aquecidos dos últimos anos. Segundo uma pesquisa de 2017 realizada pela agência Euromonitor International, o setor de alimentos e bebidas saudáveis vem de um período de 5 anos com uma média de 12,3% de crescimento ao ano.

Além de alimentos e bebidas naturais, existem oportunidades de vendas de produtos como maquiagem, produtos para o corpo, vitaminas e diversos outros.

Beleza

Sendo o país um dos maiores consumidores de produtos cosméticos, perfumaria e maquiagem do mundo, o setor de beleza há anos vem se destacando como um dos mais rentáveis no Brasil.

Com o crescimento das compras na internet, esse segmento tem ganhado ainda mais força e lucratividade, ocupando as primeiras posições em volumes de venda no Brasil, segundo a Ebit.

Um dos principais motivos para esse sucesso é o crescimento da procura por produtos de beleza masculinos, um dos nichos que ainda pode ser bastante explorados na internet, com novos consumidores surgindo todos os dias.

Moda

Aliado com o setor de beleza, o segmento de moda e acessórios representa 30% do volume de todos os pedidos da internet.

Apesar de ainda ser uma ótima oportunidade de rentabilidade, os empreendedores desse mercado precisam estar atentos ao aumento de competitividade trazidas pela facilidade de abrir um pequeno negócio.

Uma alternativa é apostar nos diversos nichos possíveis de serem criados nesse segmento: brechós, camisetas personalizadas, sapatos artesanais, acessórios para cães e gatos e por aí vai… tudo depende da sua criatividade.

Decoração

O setor de casa e decoração continua se mantendo destaque no comércio online: devido à facilidade de buscar produtos pela internet, os consumidores têm deixado as lojas físicas e procurado as centenas de opções online.

O segmento engloba uma grande variedade de opções a serem exploradas, como luminárias, quadros, papéis de parede e outros.

Assim como outros mercados, a personalização também é tendência nesse mercado: peças de decoração artesanais são aposta, devido ao baixo investimento inicial e a alta procura.

Acessórios automotivos

Apesar de ainda não ser tão explorado como os demais, o mercado de acessórios para veículos têm um grande potencial de crescimento no mercado online.

Para explorar o melhor dessa oportunidade, os empreendedores devem buscar as plataformas de marketplaces que possuem uma alta demanda de peças e acessórios específicos para cada veículo.

Com a desvantagem de não oferecer mão de obra, é preciso compensar com outros atrativos para superar as lojas físicas do setor — preço competitivo e atendimento online de qualidade são os principais.

Esportes

Além do segmento de alimentos naturais, o estilo de vida saudável tem aquecido o mercado de materiais esportivos como nunca.

Lojas como Centauro e Netshoes dominam grande parte do mercado, contudo ainda existe espaço para negócios pequenos aproveitarem os micro nichos e conseguirem bons resultados.

Entre eles, os adeptos de esportes de aventura, corrida e pesca esportiva são apenas alguns dos exemplos de consumidores que podem ser explorados em lojas menores e com produtos diferenciados dos grandes varejistas.

 

Encontrou seu e-commerce em nossa lista? Se não, não precisa se preocupar. Você ainda pode alcançar rentabilidade no seu negócio. Para saber mais confira o nosso texto com 5 dicas para evitar o abandono de carrinho do seu e-commerce e as principais tendências para suas vendas em 2019.