Oferecer frete grátis no e-commerce é certeza de aumento de vendas, isso não tem como discutir. Acompanhamos esse aumento de resultados tanto em nossos próprios clientes como em diversos outros exemplos de lojas online.
Mas é claro que nada é tão simples assim –– para fazer essa opção ser rentável para o seu negócio é preciso rever algumas questões do seu e-commerce e seguir algumas estratégias de frete grátis que já se provaram rentáveis. E é sobre elas que nós vamos falar agora. Confira!
Crie limites para o Frete Grátis
Estipular um valor de compra minimo para o frete grátis é uma das mais utilizadas e eficazes maneiras de você continuar aumentando sua receita.
Essa estratégia funciona tão bem porque você consegue dar um “empurrãozinho” para o consumidor adicionar mais produtos no carrinho e assim aumentar o seu ticket médio.
Mas para que isso funcione é preciso que você tenha definido sua margem de lucro e realize testes para entender qual o valor mínimo que você pode proporcionar frete grátis e sair lucrando.
Por exemplo, digamos que você estipule um valor de compra mínimo de R$200. Após o frete grátis estar disponível, aguarde um mês e realize uma comparação entre as taxas de conversão, ticket médio e receita que você conquistou no período.
Uma dica importante: divulgue a sua opção de frete grátis em todas as suas ações de comunicação online (redes sociais, anúncios pagos,…), assim os consumidores já terão um motivo a mais para passar a sua loja na frente da concorrência.
Leia também: 5 dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce.
Aumente o Preço dos Produtos
Aumentar os preços dos produtos pode parecer arriscado –– a concorrência pode ter preços mais atrativos e fazer com que suas conversões caiam.
Sim, é um grande risco… mas o importante aqui é causar um grande impacto com o frete grátis, o que poucos e-commerces oferecem hoje em dia.
Uma loja de calçados decidiu fazer o teste e oferecer frete grátis após fazer um aumento de aproximadamente 5% em seus produtos. O que eles alcançaram?… Um aumento de 18% em conversões e 15% em ticket médio.
Entenda como um bom website pode transformar as vendas dos clientes.
Selecione Produtos Específicos
Outra forma de oferecer frete grátis de maneira lucrativa para o seu e-commerce é restringindo essa opção para apenas os produtos com valor de envio baixo.
Essa opção é mais segura do que as anteriores e pode ser implementada facilmente na sua loja online. O único porém é que ela não tem tanta eficácia como as anteriores, mas pode ser uma opção interessante para aproveitar a chamada “Frete Grátis” em suas campanhas de divulgação.
Agora é hora de colocá-las em prática. Teste essas estratégias e veja se o Frete Grátis é uma opção, de fato, rentável para o seu e-commerce.
Se não for, tudo bem. Existem outras maneiras de você aumentar suas conversões e suas vendas.
Não deixe de conferir o nosso artigo: Guia completo para envio de produtos no E-commerce.
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