Se você possui um E-commerce, não tem outro jeito –– você precisa pensar na experiência do usuário!

Pouco falado há alguns anos atrás, hoje o UX (User Experience, em Inglês) é um dos atributos mais importantes que um site precisa ter para alcançar resultados satisfatórios na internet. Principalmente nas vendas!

Portanto, se você possui uma loja online, você não vai querer perder de ler esse texto e entender o impacto que a experiência do usuário pode gerar nas suas vendas. Confira!

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário, como o próprio nome sugere, é um conhecimento desenvolvido para criar experiências satisfatórias para consumidores online, de forma que o objetivo final seja alcançado: aumentar as vendas e fidelizar clientes.

A experiência do usuário aborda diversas questões, com o intuito de levar o melhor que um site pode oferecer para o usuário em termos de utilidade, facilidade, acessibilidade, rapidez, prazer, entretenimento entre outros.

Como a experiência do usuário impacta suas vendas?

Agora que você já sabe o que é experiência do usuário, fica mais fácil entender o porquê de ela ser tão importante para as vendas de um e-commerce. E os motivos nós vamos lhe mostrar agora!

Domínio dos celulares

Segundo estudos da FGV, o Brasil já conta com mais smartphones do que habitantes. Grande parte desses 220 milhões de celulares ativos no Brasil realizam compras online, o que torna o país um enorme mercado disponível para aproveitar com o seu e-commerce.        

Não pensar na experiência do usuário para os dispositivos móveis na hora de desenvolver seu E-commerce é uma negligência que não deve ser cometida se você quer ver o aumento de suas vendas online. Até mesmo para o posicionamento orgânico no Google, pensar na versão mobile do e-commerce e no tipo de experiência de compra a ser proporcionada pode fazer toda a diferença para o SEO – otimização para os mecanismos de busca.

Por isso a experiência do usuário vem se tornando tão importante, pois através dela é possível desenvolver uma proposta de site que atenda os consumidores através dos dispositivos móveis de uma maneira que facilite o acesso e as compras.

Clientes satisfeitos

O tempo de somente colocar o seu site no ar e não se preocupar mais acabou. Com uma concorrência que aumenta em todos os nichos de mercado,é necessário oferecer valor para o cliente. O que pode começar com a experiência do usuário no seu site.

Logo de cara o consumidor percebe a diferença de um site bem desenvolvido em relação a uma página construída sem levar em conta a usabilidade e experiência do usuário , seja no que se refere à facilidade de navegação, velocidade de carregamento, seja no que diz respeito ao próprio layout.

Focar na experiência do usuário, portanto, contribui para que o consumidor tenha uma percepção positiva em relação ao seu site, o que o leva a fidelizá-lo com sua empresa e assim conquistar…

Mais conversões

Por mais que você já tenha um grande volume de tráfego no seu e-commerce, no final das contas, tudo se resume à taxa de conversões. E nem sempre um site com milhares de visitas consegue isso. Por isso a experiência do usuário tem se tornado tão relevante –– através dela é possível entender o comportamento dos usuários e buscar soluções para que as taxas de conversão possam aumentar, seja diminuindo o número de cliques até o carrinho de compra ou até mesmo na alteração de um simples botão do site.

Como melhorar a experiência do usuário do seu E-commerce?

Agora que você já entendeu a importância do UX no seu site, como, de fato, melhorá-lo?

Para mais informações sobre o assunto você deve contactar uma agência especializada no desenvolvimento de sites com foco na experiência do usuário.

Por enquanto, fique com algumas dicas de otimizações para começar a aprimorar a experiência dos visitantes do seu e-commerce.

Realize uma auditoria do seu site

Uma parte muito importante de uma experiência do usuário excelente é um site sem erros. Por essa razão, antes de focar em questões mais voltadas ao comportamento do consumidor, garanta que o seu site não possui pequenos erros, como links quebrados ou lentidão no carregamento das páginas.

 

Por que um site lento atrapalha as vendas no e-commerce?

Simplifique o processo de compra

Para um e-commerce ser eficaz, você não precisa investir horas e horas no layout do site. O mais importante de tudo é facilitar o caminho do seu cliente até o carrinho de compra.

A Amazon, por exemplo, maior varejista online do mundo, preza por um design simples em seu site, pois o grande foco é proporcionar uma experiência que facilite a compra do usuário, como um site rápido e fácil de navegar; sem falar no excelente sistema de envio de produtos, o qual também é uma ótima maneira de entregar uma experiência de compra incrível para o consumidor.

 

Envio de Produtos: O guia completo para o seu E-commerce.

Foque na personalização

Além da experiência do usuário, uma questão que vem ganhando foco no mercado online é a personalização.

Como se pode perceber, o UX é apenas um elemento básico que um e-commerce precisa entregar para o consumidor se quiser vender na internet. Contudo, o grande “divisor de águas” está se tornando a personalização da jornada de compra.

A experiência do usuário entra aqui para lhe proporcionar essa personalização, pois através dela você pode criar recomendações e campanhas de remarketing para os consumidores com base nos produtos visitados. Não só uma excelente estratégia para diminuir as taxas de abandono de carrinho, mas também uma ótima maneira de mostrar a diferenciação que o seu e-commerce pode oferecer.

 

Então, preparado para aumentar as vendas do seu E-commerce?

Se quiser saber mais sobre a experiência do usuário, não deixe de entrar em contato conosco e descobrir todos os detalhes sobre esse investimento tão importante.