Ter uma estratégia de marketing definida, um site bem desenvolvido e excelentes promoções são alguns dos atributos que farão o seu E-commerce se destacar no mercado. Contudo, não dá para deixar a bola quicando na cara do gol, não é mesmo?

Estou me referindo ao envio de produtos –– somente com uma excelente experiência de entrega os consumidores continuarão voltando para sua loja virtual.

Tenha como exemplo a Amazon e Submarino, as duas gigantes do comércio online são conhecidas por elevar a experiência de compra de seus clientes com uma entrega eficiente e rápida.

E a melhor dica que podemos dar agora é: siga o exemplo! Não espere ver o cliente novamente no seu site, caso ele tenha tido uma péssima experiência com o recebimento do produto.

Para evitar que isso ocorra, preparamos um guia completo com os passos essenciais para o seu e-commerce ter um excelente sistema de entrega e se destacar na internet. Siga lendo.

Preparação para o envio de produtos

O primeiro passo começa com o aviso de um novo pedido na sua plataforma de e-commerce. A partir desse momento, o produto já pode ser verificado no estoque de sua loja e separado para o envio.

Com a confirmação do pagamento, os produtos podem ser classificados quanto à entrega e o peso, para que você tenha um melhor controle de tempo e custos com o frete. Logo após vem o processo de empacotamento, o qual deve ser feito com muito cuidado para preservar o produtos para o seu cliente final.
Dica: os consumidores prezam muito pelos detalhes, portanto, se você proporcionar uma embalagem personalizada, isso só irá agregar mais valor para a experiência do cliente.

Nessa primeira etapa o mais importante é manter um processo de estoque bem estruturado e organizado. Busque separar os pedidos conforme as regiões de envio, no processo conhecido como roteirização, pois assim você vai acabar tendo uma boa economia com o transporte e seus clientes ficarão satisfeitos com a agilidade da entrega.

Transporte

Uma dúvida que acomete diversos lojistas de e-commerce é qual a melhor solução para o transporte dos seus pedidos. As principais opções ficam entre os correios e as transportadoras –– mas nada impede você de considerar outras alternativas, como motoboys ou até mesmo a entrega com veículo próprio, dependendo da localização do cliente.

Os correios são muito utilizados no mercado online e ainda oferecem condições especiais para e-commerces. Contudo, possuem algumas desvantagens, como o limite de peso da entrega e eventuais greves que acabam afetando diretamente o prazo de entrega.

Outra alternativa seriam as transportadoras, as quais não possuem limite de peso no envio dos produtos e não contam com riscos de paralisações ou greves. Porém, o custo pode ultrapassar os dos correios, devido às diversas variáveis que entram no cálculo do envio das transportadoras, como o valor da mercadoria, nível de periculosidade, distância percorrida, etc.

Valor do Frete

Por um lado você precisa ter um frete baixo para evitar o abandono de carrinho da sua loja; mas por outro, os custos precisam ser cobertos para que você continue lucrando com a venda de produtos.

Essa situação faz com que a administração dos custos de entrega seja uma das tarefas mais importantes e complicadas na gestão de um e-commerce.

Quando se trata de repassar o valor do frete para o consumidor existem três estratégias que você pode seguir: taxa fixa, taxa variável e frete grátis.

Taxa fixa

Com essa estratégia você pode estipular uma taxa fixa para o envio, que será cobrada a todos os consumidores independente da localidade e do número de itens no carrinho.

Por um lado ela pode ser uma ótima opção para estimular a compra de itens adicionais pelos clientes que desejarem aproveitar o valor de frete; mas por outro o valor pode acabar tendo que ser coberto pelo seu bolso, caso o valor da compra seja pequena e o custo do transporte seja alto.

Taxa Variável

Basicamente essa opção trata de repassar o valor cobrado pelo transporte, sejam correios ou transportadoras, diretamente para o consumidor final.

Com essa estratégia é preciso integrar uma calculadora de frete na página de compra de todos os seus produtos, facilitando com que o cliente possa calcular o valor final para adquirir e receber o produto.

O lado bom dessa alternativa é que o seu e-commerce se livra de quaisquer custos com a entrega de produtos, aumentando assim a sua porcentagem de lucro em cada venda.

Frete Grátis

Segundo pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 39% dos usuários consideram o frete grátis como principal fator de decisão na hora da compra.

Levando isso em consideração, é importante cogitar a opção de frete grátis na sua estratégia de envio de produtos.

Além de ser um excelente atrativo para novos clientes encontrarem a sua loja, o frete grátis tem implicância direta na diminuição das taxas de abandono de carrinho.

Confira o nosso texto com 5 dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce.

Relacionamento Pós-venda

Para começar um relacionamento duradouro e fechar com chave de ouro o envio de mercadorias, você precisa tirar aquela pergunta que deixa ansiedade na cabeça do consumidor: será que meu produto vai chegar?

A segurança sempre foi um fator chave para os e-commerces. Ela é um requisito básico para a confiança do cliente que pode ser facilmente resolvida mantendo-o informado sobre todas as atividades do seu pedido.

Com o cliente cadastrado na sua base de dados, você pode mantê-lo comunicado por e-mail sobre todas as atividades relevantes sobre a compra, desde o recibo do pagamento até o envio do produto.

Dica: Alguns dias após a compra, mande um e-mail solicitando uma avaliação do produto comprado –– Além de manter o relacionamento firme com seu novo cliente, as avaliações no seu site se tornam um grande atrativo para otimizar as vendas na sua loja.

Confira 3 estratégia de E-mail marketing que podem ajudar no seu e-commerce.

Preparado para aprimorar a sua estratégia de envio de produtos?

Agora que você sabe a importância do envio no sucesso do seu negócio, está na hora de buscar as melhores soluções.

Entre elas, uma ótima opção é utilizar uma plataforma de e-commerce, que oferece uma gestão completa para a sua loja online e ainda pode facilitar o envio de produtos com integrações com os sistemas de frete e o controle dos pedidos.

Confira o nosso texto com 8 vantagens das plataformas para e-commerce.