Tão importante quanto planejar, criar e executar a sua campanha de mídia online é medir o retorno do investimento. O ROI (Return on Investment), como chamamos, demonstra, através de análises de resultados, quanto a sua campanha está trazendo de lucro para a empresa (ou não está!). Essa análise também aponta qual campanha está sendo mais atrativa e qual está apresentando menores resultados. Tais análises ajudam no planejamento das próximas ações, além de definirem quais serão os próximos passos.

Custos x Investimento

Primeiro vamos definir os dois tipos de gastos que são despendidos em uma campanha de mídia on-line. Um é relacionado aos valores de investimento e o outro aos custos. O primeiro é referente ao montante que foi empregado para gerar o retorno, como estoque, estratégias de vendas e de marketing. Já o segundo se refere aos valores para manter a operação.

Obtendo dados para calcular o ROI

Definir métricas é fundamental para conhecer o fluxo de movimentação/ação em suas campanhas de mídia on-line, e isso é possível através da instalação de TAGS, ou seja, de códigos Javascript instalados para medir muitas coisas dentro da sua campanha.

O Google deu uma mãozinha e disponibilizou um diretório de Tags para você instalar e gerenciar o envio e recebimento dos dados de usuários em seu site. É o Google Tag Manager que, uma vez instalado, gerencia facilmente todas as outras ferramentas abaixo:

Google Analytics – funciona como um verdadeiro rastreador de movimento dos usuários em seu site. Ele aponta o número de acessos, de que região estão vindo, tempo de permanência, onde clicaram etc.

Tag Remarketing – instala um cookie no computador do usuário e, após visitar o seu site e clicar em uma promoção de batom, por exemplo, ele continuará visualizando essa oferta em outros momentos de navegação (em qualquer outro site).

Tag de Conversão do Adwords – essa tag informa quantos usuários concluiram a conversão de vendas, vindo de campanhas do Adwords ou de Remarketing. Ou seja, aqui você consegue saber onde está obtendo mais resultados.

Pixel de Conversão do Facebook – assim como a anterior, com essa tag é possível obter informações de conversão através de campanhas no Facebook Ads.

Google Tag Assistant – é o gerenciador do gerenciador. Com ele você consegue saber se todas as Tags instaladas estão funcionando corretamente. Obs: essa Tag só pode ser instalada no Google Chrome.

Criador de URLs – com essa ferramenta você pode criar um link específico e rastrear os resultados da campanha. Por exemplo, ao anunciar em um banner, você insere o link dessa peça e o criador gera uma URL específica para que você possa acompanhar no seu Google Analytics. Ele insere essa URL gerada na peça ou campanha da qual você quer medir os resultados.

Muito bem! Com estes dados em mãos, é hora de calcular o retorno de investimento.

Calculando o ROI

O cálculo é bem simples e o resultado mostra claramente o que vai bem e o que não vai tão bem na sua estratégia de comunicação. Exemplo prático:

Investimento: R$20.000,00

Valor das vendas obtidas: R$120.000,00

Taxa de ROI: 120.000,00 / 20.000,00 = 6

A taxa de ROI para este cálculo foi de 6, mas a fórmula ainda está incompleta. Ela serve, sim, para mostrar a Taxa de ROI, porém, deixa de fora uma variável importante: a LTV (Lifetime Value), que é o valor de um cliente para a empresa no médio e longo prazo.

Através dessa variável é possível calcular o tipo de relacionamento que o cliente tem com a empresa e o quão disposto a recomendá-la ele está. A fórmula se baseia basicamente em:

Ticket médio dos pedidos de compra x Quantidade média de compras por usuário x Tempo médio de permanência

Apesar de simples, a fórmula deve ser aplicada por segmentação de canal, veículo e formato de mídia. Ou seja, é preciso avaliar quais clientes foram obtidos através do Google Adwords, campanha de e-mail marketing, SMS, YouTube etc.

Assim, temos o seguinte cálculo:

(Valor de vendas obtidas / Investimento) x LVT

Incluir o LVT ao cálculo do ROI proporciona maior segurança na escolha dos canais, no direcionamento de verba e no planejamento dos próximos passos.

Este conteúdo te ajudou? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos em breve! Participe da discussão!