O e-commerce teve um grande ano em 2015, com uma taxa de crescimento em torno de 15%. E olha que ainda há muito espaço para seu crescimento em 2016! Venda multicanal, dispositivos móveis e comercialização total são só algumas sugestões no mercado online para este ano. No post de hoje, fique por dentro das principais tendências do e-commerce em 2016!

Vendas multicanais (omnichannel)

Investigação e compras são feitas no PC, laptop, tablet, smartphone ou na loja. Uma linha clara entre os vários meios de busca e comércio é através dos multicanais — os consumidores modernos não pretendem substituir um método com outro; eles querem misturá-los. Para as lojas, isso significa um gigantesco esforço logístico e técnico para ajustar sites e pagamentos online. Na era do comércio total, apenas essas plataformas multifuncionais e versáteis poderão auxiliar no aumento de venda regulares.

Promoções segmentadas

Uma tendência para o e-commerce em 2016 é algo que já vem sendo apresentado e trabalhado ao longo dos últimos anos, mas que ganhará ainda mais força: acompanhar e segmentar as técnicas de promoção que melhor atendam a sua atividade. Essa é a chave para uma comunicação mais contínua entre a sua marca e o público-alvo.

Personalização da oferta e da comunicação

Dentro da linha de segmentação, outro fator importante para o e-commerce em 2016, será necessário entregar produtos sob medida, com transporte e promoção ligados às necessidades individuais do cliente. Essa é uma das principais tendências B2C (Business to Consumer, ou “do negócio para o consumidor”) para os próximos meses.

Assistência digital

Como a inteligência artificial melhora a cada dia e assistentes digitais crescem em popularidade, o e-commerce vai começar a abraçar um elemento mais humano na plataforma online. Uma das principais desvantagens das compras on-line em relação às físicas é o fato do cliente perder a interação com um vendedor que pode orientá-lo sobre uma compra. Com assistentes digitais, os consumidores agora estão se acostumando a uma realidade diferente e que, seguramente, será uma aposta em 2016.

Chatcommerce

Em uma tendência entrelaçada com a ascensão do assistente digital, o chatcommerce, que já é popular na Ásia, vai fazer o seu caminho para os outros países. Já temos visto algumas empresas testando o Facebook Messenger para permitir aos usuários encomendar serviços e produtos.

Programas de fidelização online

Limitar os programas de fidelidade para cartões de crédito é uma coisa do passado. Lentamente, em 2015, programas de fidelização online se tornaram mais comuns, e eles ganharão impulso em 2016. Com a adoção online aos programas de fidelidade, é mais provável manter os clientes e incentivar compras repetidas. Esse tipo de lealdade/construção de uma comunidade é especialmente importante no varejo online, já que você está competindo em um ambiente cheio de alternativas.

Combinar seu programa de fidelidade com o e-mail marketing, e até mesmo às mídias sociais, é uma ótima maneira de compartilhar ofertas exclusivas e de reforçar o sentimento de comunidade com seus clientes.

Apresentações em vídeo

Estimativas apontam que em 2017 o vídeo será responsável por 69% de todo o tráfego de internet para o consumidor. Como compradores estão mais propensos à apresentação visual e buscam layouts mais amigáveis, as apresentações em vídeo se tornarão um ativo fundamental para transmitir detalhes do produto — não apenas demos — e facilitar a compreensão.

A mudança em direção ao vídeo já está gerando um ROI elevado para a indústria da publicidade — especialmente entre os bens de consumo, muitos dos quais viram significativos aumentos em engajamento e alcance.

O seu e-commerce está preparado para se adaptar às tendências apresentadas? Você está percebendo outras mudanças e direcionamentos? Para potencializar suas vendas no e-commerce, consulte nossa plataforma e conheça nossos módulos para facilitar a criação e o controle no seu e-commerce!