A web vem facilitando diversos aspectos no cotidiano das empresas e pessoas, e uma das principais facilidades que ela trouxe é possibilidade de oferta e de consumo de produtos e serviços de forma totalmente online.

Frente à crescente demanda dos consumidores por praticidade de compra, as empresas vêm criando mais consciência do que nunca que estar online não é mais um diferencial, e sim uma exigência.

Não existe mais distinção entre modelos de negócios quando o assunto é migrar para o e-commerce, no entanto, alguns segmentos ainda estão em transição para o mundo do comércio virtual, e um deles é o de marketing e de publicidade.

Frente à loja virtual desenvolvida, é comum o surgimento de dúvidas sobre como proceder deste ponto em diante dentro de um modelo de negócios específico, como quais medidas, práticas e tecnologias adotar para oferecer os serviços da forma correta e para vender mais.

Confira neste artigo algumas práticas essenciais a serem executadas no processo de pós-implantação da sua loja virtual.

Otimização do relacionamento com o cliente

Uma das melhores formas de adquirir a confiança do cliente e fidelizá-lo é por meio de um bom plano de CRM, que deve ser composto por colaboradores bem treinados e canais de comunicação bem estabelecidos — como blogs e redes sociais — sendo também aconselhável a utilização de um software específico.

CRM vai muito além de um simples SAC. Enviar um e-mail com os detalhes da compra após o check-out, fazer um contato solicitando um parecer sobre a qualidade do serviço prestado ou enviar um e-mail marketing com um cupom de desconto para ressuscitar aquele carrinho abandonado são práticas importantes que compõem um bom plano de CRM.

Riqueza de informações na apresentação dos produtos e dos serviços

São vários os fatores que podem fazer uma lead não virar cliente do seu e-commerce e a descrição pobre dos produtos é uma delas. Seja preço baixo ou facilidade no pagamento, o fato é que não há atrativo que prevaleça sobre a incerteza de um cliente em relação ao que está comprando.

Apostar em uma boa fotografia, mostrando o produto de aspectos diferentes, e em uma descrição rica em detalhes é crucial para manter as conversões em alta e para demonstrar profissionalismo para quem acessar a sua loja. Além disso, features extras também ajudam, como as simulações de visualização do produto em 3D.

Aprimoramento da experiência de navegação

As pessoas costumam estar sempre com pressa, em que, mesmo com a praticidade do mundo online, tudo precisa ser ágil e uma interface poluída dificulta bastante a navegabilidade, algo que pode ser bastante ruim para a sua loja virtual.

Características como um design responsivo que adapte a interface da loja a diferentes dispositivos é uma ótima forma de aprimorar a experiência de compra. Além disso, a interface precisa estar muito bem organizada e não deve pecar na organização de cada seção.

Todos os elementos — como banners, propagandas e botões de comprar e do carrinho, por exemplo — precisam estar estrategicamente posicionados.

Blog e a importância do marketing de conteúdo

Produzir conteúdo e demonstrar entendimento total em relação à área em que se atua vem se tornando cada vez mais importante. Como de praxe, todo mundo sabe que o conteúdo é rei e que  é dentro do blog que o marketing de conteúdo ganha vida.

Por meio da produção de artigos bem elaborados a respeito da empresa, é possível transmitir uma imagem de autoridade a respeito do tipo de negócio, demonstrando domínio sobre o assunto e, por fim, retendo a atenção do cliente de forma a engajá-lo.

Para finalizar, ressaltamos que é importante manter a loja virtual em constante evolução, sempre de adaptando às demandas e às peculiaridades dos mercados e clientes para evitar a estagnação e manter a empresa competitiva no e-commerce.

Estas dicas são somente algumas das quais você pode se utilizar para aprimorar o seu e-commerce e oferecer ao cliente a melhor experiência possível.

Aproveite nossas dicas e conheça, também, mais sobre SEO para e-commerce.