Ao divulgar o seu e-commerce, muitas questões podem surgir e algumas um pouco mais técnicas acabam deixando várias dúvidas a serem sanadas. Um belo exemplo disso é a escolha entre marketplaces e comparadores de preços – principalmente pela confusão muito comum entre essas duas modalidades.

Mas não se preocupe! Estamos aqui exatamente para te ajudar com esses pontos. Entenda qual é o conceito de marketplace, saiba o que é um comparador de preços e esteja preparado para definir os melhores canais para divulgar o seu e-commerce com as dicas abaixo. Vamos lá?

O que é um marketplace?

O conceito de marketplace é mais antigo do que podemos imaginar. Muitas cidades da antiguidade surgiram em locais estratégicos onde os comerciantes se reuniam para vender os seus produtos a viajantes e outros mercadores. Hoje em dia, os shopping centers agregam lojas, quiosques, restaurantes e prestadores de serviços dos mais diversos ramos, em um só lugar.

O marketplace é exatamente isso dentro da internet: locais onde podemos encontrar vários comerciantes e é possível comprar escolhendo melhor o fornecedor que mais te agrada. Porém, diferentemente de um shopping center, o marketplace tem a vantagem de contar com mecanismos de buscas refinados, o que facilita bastante na hora de encontrar a loja ou o produto que você procura.

Além do sistema de busca, o marketplace oferece outras vantagens: geralmente, aparecem muito bem colocados nos mecanismos de buscas, o que aumenta o fluxo de usuários visualizando os seus produtos e aumenta seu potencial de vendas.

Por outro lado, o marketplace coloca concorrentes em pé de igualdade, acirrando a disputa por cada novo cliente. Assim, se dá bem quem aposta no preço baixo e em outras facilidades no pagamento para se destacar da concorrência.

Exemplos famosos de marketplaces são o brasileiro Mercado Livre e o Ali Express.

O que é um comparador de preços?

A princípio muito parecido com o marketplace, os comparadores de preços funcionam não como um shopping center, e sim como uma página de classificados. Esses sites não oferecem a plataforma de publicação dos produtos, como os marketplaces fazem. É necessário possuir o seu próprio e-commerce para integrá-lo ao comparador de preços.

Exemplos de comparadores são o Buscapé e o Bondfaro. Suas vantagens são semelhantes as dos marketplaces: aumento do alcance por meio da própria ferramenta e destaque nos mecanismos de buscas. Mas, em um comparador de preços, você tem a credibilidade do site trabalhando a seu favor, principalmente quando você obtém selos de confiabilidade e bom atendimento que identificam os melhores sites para se comprar.

Os comparadores de preços, ao contrário dos marketplaces, não cobram comissão nas suas vendas. Mas você precisa contar com a sua própria loja virtual (conheça a plataforma AGEC e-commerce).

Já os comparadores de preços necessitam de um e-commerce independente e têm perfil de alcance nacional, o que pode significar a oportunidade de crescimento que a sua loja estava esperando.

Em ambos os casos, vale a pena pesquisar as alternativas existentes e um planejamento para considerar seu investimento com mídia e com publicidade, identificando com qual plataforma a sua estratégia digital mais se encaixa.

Afinal, o que é melhor para mim?

Geralmente, marketplaces são mais indicados para comerciantes locais ou para aqueles que não possuem um e-commerce próprio, já que a loja usa a plataforma oferecida pela ferramenta. Comparadores de preços são excelentes para e-commerces em processo de crescimento que precisam expandir bastante o seu alcance e seu potencial de vendas.

Independentemente do seu caso, a sua loja virtual certamente vai vender muito mais se estiver adaptada a qualquer dispositivo, desde computadores de mesa aos diversos modelos de smartphones.

Para entender melhor essa questão, confira também por que o design responsivo é essencial para a internet dos dias de hoje e aproveite para sair na frente dos concorrentes com um site mais acessível.

Aproveite e conheça a plataforma AGEC E-commerce e potencialize as vendas na internet!