O e-commerce está em expansão. Dados do relatório e-Bit Webshoppers mostram que, em 2015, o crescimento do comércio virtual foi de 15% quando comparado a 2014. No entanto, muitas dessas lojas virtuais funcionam, mas os empreendedores não utilizam métricas ou indicadores, que apontam se o negócio está andando conforme o esperado.

Mas como acompanhar os resultados do e-commerce? A melhor ferramenta para essa finalidade é o Google Analytics.

Por que meu e-commerce precisa do Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta criada pelo Google para que os empreendedores possam analisar as métricas de seus negócios e acompanhar o comportamento de seus consumidores. Por isso, o Google Analytics é a forma mais adequada para as lojas virtuais entenderem e atenderem às necessidades de seus clientes.

Diferentemente de uma loja física, no e-commerce, o empreendedor não tem contato direto com o cliente e não o conhece. O Google Analytics resolve esse problema, porque apresenta algumas informações do público da loja virtual e permite analisar a efetividade das campanhas de marketing digital.

A partir dessas informações, é possível traçar estratégias e otimizar o e-commerce para que haja mais conversões (ou seja, para que a porcentagem de visitantes da loja virtual comparada à de vendas seja a melhor possível).

Como fazer uma conta no Google Analytics?

Provavelmente, você já tem uma conta no Gmail. Se não tiver, o primeiro passo para usar o Google Analytics é ter a conta no Gmail. Em seguida, é preciso acessar o site do Google Analytics e clicar em “Criar uma conta”. Insira seus dados da conta Google e pressione o botão “Inscreva-se”.

Mais detalhes serão solicitados na tela chamada “Website”. Preencha o que for requisitado e clique em “Obter ID de acompanhamento”, localizado no final da página. Esse ID é um código de rastreamento que permitirá monitorar o seu e-commerce.

Então, copie o código, que começa com <script> e termina com </script>. Esse código deve ser adicionado ao site e, então, caso queira, pode-se habilitar o recurso de rastreio de e-commerce.

Para ativar a ferramenta, deve-se clicar em “Administrador” e visualizar na terceira coluna a opção “Configurações do comércio eletrônico”, clicando nela. Em seguida, basta pressionar “Ativar comércio eletrônico”.

Quais são os relatórios e os dados básicos?

O Google Analytics permite ter uma visão geral do e-commerce. Para isso, diversos relatórios podem ser gerados. Alguns dos principais são:

  • Público-alvo — apresenta informações sobre os visitantes do e-commerce;
  • Tempo real — mostra dados atuais do site;
  • Aquisição — traz informações sobre como os visitantes do e-commerce chegaram até o site;
  • Comportamento — demonstra os comportamentos dos visitantes do site, ou seja, o que fazem quando acessam, em quais horários tendem a acessar etc.;
  • Conversões — apresenta informações sobre o total de vendas e a porcentagem de conversões.

A partir dessas informações, é possível traçar estratégias e ter uma visão mais ampla sobre o negócio.

O que faço com essas informações?

Os relatórios do Google Analytics apresentam dados importantes que, quando interpretados, permitem fazer a tomada de decisões mais assertiva. Além disso, é possível verificar a efetividade das campanhas e se as ações do seu e-commerce estão trazendo o retorno esperado. Veja alguns exemplos:

  • Promoções: você pode lançar uma promoção na sua loja virtual e descobrir pelo Google Analytics se os visitantes estão acessando a página da promoção e comprando o produto. Dessa forma, sabe se a promoção está apropriada ao público-alvo e desperta interesse;
  • Monitoramento de posts: com o Google Analytics, você pode saber se determinado assunto é interessante para seu público-alvo. Basta fazer o monitoramento de posts;
  • Taxa de rejeição: o Google Analytics apresenta a taxa de rejeição, ou seja, o percentual de visitantes do site que saem da loja virtual depois de verem uma única página;
  • Novas sessões: você sabe quantas pessoas novas por mês acessam o seu e-commerce? O Google Analytics traz essa informação para você;
  • Informações sobre visitantes: o relatório da ferramenta apresenta as cidades, a média de idade, os comportamentos e diversas informações sobre o público-alvo da marca. Assim, é possível criar ações bem direcionadas e garantir que o seu site esteja voltado para atender às necessidades desse público.

Agora que você já sabe como funciona o Google Analytics, deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!