O SAC (Atendimento ao Cliente) ganhou novos contornos com a chegada da era digital. Muitas empresas aproveitaram para se diferenciarem da concorrência. Outras, todavia, ainda tentam entender como funciona o chamado SAC 2.0 — e como implantá-lo de forma eficiente.

Criar um canal de comunicação com seus clientes nas redes sociais têm muitos aspectos benéficos. Entretanto, para não surtir um efeito contrário, gerando críticas e reclamações, é preciso ir além de estar presente.

Para ajudá-lo nesse processo, abordaremos alguns pontos essenciais sobre o SAC nas redes sociais!

O consumidor 3.0

A tecnologia, traduzida principalmente em smartphones e aplicações web nesse caso, mudou a forma como vivemos e nos relacionamos nos últimos tempos. Consequentemente, o marketing e a comunicação sofreram transformações.

No passado, o ato comunicacional era em massa e de via única. Hoje, ele é segmentado e de mão dupla.

O consumidor 3.0 tem uma voz ativa. Além disso, suas opiniões são baseadas em diversas fontes de informação. Basta uma simples busca no Google para que ele descubra tudo o que precisa saber sobre o seu produto, concorrentes e muito mais.

A escolha dos canais corretos

Existe uma multiplicidade de redes sociais disponíveis. Cada uma com suas peculiaridades e características. Um dos desafios para conseguir entregar um ótimo atendimento por esses canais é determinar onde focar tempo e recursos.

Pesquise e descubra 2 pontos importantes: onde o seu público está e quais redes têm melhores funcionalidades para realizar o atendimento de que você precisa.

Twitter

No Twitter, é possível encontrar perfis dedicados integralmente ao atendimento ao cliente. Alguns exemplos são as páginas da Apple e a da operadora de telefonia Tim.

Mesmo os perfis que não são usados exclusivamente como SAC também recebem uma diferenciação na rede ao configurarem a conta como provedora de suporte. Dessa forma, o perfil recebe uma tag com o texto “fornece suporte”. E conta também com o display de horário de funcionamento e a possibilidade de receber mensagens diretas de todo o público.

Facebook

Essa rede também tem uma boa estrutura para atendimento ao cliente. É possível trocar mensagens privadas com muita facilidade — tanto no site como no aplicativo messenger, que pertence à empresa.

Outras funcionalidades da famosa rede social são bastante úteis e de fácil uso, como a criação de uma resposta automática, como “recebemos sua mensagem e logo entraremos em contato”. Também é possível mostrar o horário de funcionamento, telefone, site e endereço.

Velocidade e atenção

Ao implementar o SAC 2.0, a sua empresa deve estar ciente de um requisito fundamental: é preciso ser rápido e eficaz. Uma pesquisa americana feita pela Edison Research mostrou que 32% dos usuários de redes sociais esperam da empresa uma resposta dentro de 30 minutos. Outros 42% desejam que essa resposta aconteça dentro de uma hora.

Sim, o consumidor espera que seus problemas sejam resolvidos rapidamente. Mas não é só isso. Ele também quer receber atenção individualizada e por pessoas treinadas para encontrar soluções. Isso tudo ainda pode ser considerado um diferencial no mercado, mas logo será a regra do SAC 2.0. É melhor correr!

E você? Tem alguma experiência — como cliente ou empresa — que gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário sobre SAC nas redes sociais!

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