O que é sabido por todos os comerciantes, independentemente do nicho de negócios, é que dificilmente um produto se vende sozinho. E no e-commerce não é diferente. Além das estratégias de marketing, a experiência do usuário reflete diretamente no sucesso de um negócio. Nos tópicos abaixo explicaremos um pouco o porquê e o que fazer para que esse detalhe não prejudique suas vendas.

A importância de uma navegação rápida

É claro que você já ouviu falar que o seu site precisa ser rápido, especialmente no celular, para manter uma taxa de abandono baixa. Mas você sabia que ele precisa carregar páginas em cerca de 1 segundo para otimizar para conversões? Simplifique, reduza o tamanho dos arquivos e remova elementos desnecessários até que você sinta que o seu site está otimizado nesse sentido.

Campo de busca

Se o seu site possui muito conteúdo, esse conteúdo deve ser fácil de ser pesquisado e encontrado. Seu campo de pesquisa não deve estar “enterrado” na parte inferior da página inicial ou na barra lateral de suas páginas internas. A opção de pesquisa do site precisa ser bem explícita, oferecendo uma experiência do usuário muito mais proveitosa. Basta dar uma olhada nos casos de sucesso, como americanas.com, Netshoes, Amazon, etc.

Seu site é mal projetado? Provavelmente os usuários não o recomendarão a ninguém

Você sabia que um e-commerce não responsivo, ou seja, um site não otimizado para visualização em um celular, pode afetar gravemente seus indicadores de satisfação e a lealdade dos clientes? Mesmo que os produtos ou serviços de sua marca sejam de alto nível, o seu serviço de atendimento ao cliente seja excepcional e os seus clientes pretendam continuar comprando de você, eles ainda podem hesitar antes de recomendar seu site aos amigos em função de uma navegação insatisfatória. As recomendações são uma fonte fundamental de aquisição de clientes de baixo custo para as marcas e a experiência do usuário não deve afetar a sua capacidade de conquistar novos compradores.

Bons sites possuem botões de chamada para a ação que demoram menos de 3 segundos para serem vistos

Quando os clientes entram em sua página inicial, o que eles devem fazer? Se inscrever para uma avaliação gratuita? Aproveitar o conteúdo relevante do seu blog?

Você pode optar por ter uma apresentação de slides rotativos de chamadas à ação, ou melhor ainda, apresentar um call to action dinâmico, com base no histórico anterior de interação do usuário com seu site. Independentemente da sua opção, o seu CTA deverá estar na parte superior da página, ser visível e claramente se assemelhar a um botão.

A navegação com foco no usuário

Cada vez mais, a experiência do usuário envolve um pouco do “algo extra”, o que muitas vezes nada mais é do que a personalização dessa experiência.

Você consegue oferecer descontos ou dicas para seus potenciais compradores tendo como base a sua localização? Oferecer sugestões com base no seu histórico de compras? Recomendações de leitura com base em downloads anteriores de e-books? Quando corretamente realizada, a personalização da experiência do usuário pode ser extremamente valiosa para os consumidores, aumentando bastante a credibilidade que a sua marca transmite.

O reconhecimento do valor da experiência do usuário

Os sites de e-commerce estão começando a ver o imenso valor da otimização da experiência do usuário. E isso realmente faz muito sentido, pois uma experiência positiva para o usuário em seu site é uma poderosa forma de marketing. Melhor ainda, é uma boa perspectiva para o cliente quanto aos produtos e serviços da marca. Organizar a navegação do seu site e disponibilizar seu conteúdo de uma maneira fácil de ser encontrado, independentemente de qual dispositivo seus clientes estão usando para acessar o seu site, mostra que você se preocupa com a experiência on-line e, com isso, tem muito mais possibilidades de ter um negócio rentável.

A sua empresa está investindo na otimização da experiência do usuário e realizando testes para essa finalidade? Aproveite os comentários abaixo e converse com a gente a respeito!