Em tempos de economia instável, é indispensável que o comércio eletrônico esteja bem posicionado para atrair mais tráfego, e, consequentemente, garantir bons resultados nas vendas. Mas você sabe como as cores no e-commerce podem ajudar a sua agência a garantir mais conversões?

Cada novo cliente que sua agência conquista representa uma nova responsabilidade compartilhada de geração de resultados. Afinal, esse é um fator extremamente relevante para determinar a satisfação do seu cliente e fazer com que ele continue investindo nesta parceria.

Por mais que isto pareça injusto, se o seu cliente não enxergar o retorno do e-commerce que você desenvolveu, dificilmente você conseguirá mantê-lo por muito tempo em sua agência. Então, pensando em ajudar você a criar uma loja virtual otimizada para conversão e, assim, atribuir mais autoridade para o seu negócio, neste artigo, mostraremos como as cores podem influenciar diretamente nas vendas do e-commerce.

A psicologia das cores no e-commerce

Proporcionar uma boa experiência visual ao cliente é indispensável para que ele sinta interesse em continuar navegando pela loja virtual por mais tempo. Nesse sentido, utilizar a psicologia das cores de maneira estratégica pode influenciar diretamente na melhoria das taxas de conversão do comércio eletrônico.

O conceito de psicologia das cores no e-commerce tem uma função extremamente importante: direcionar os clientes pela jornada que deverão percorrer até efetuar a compra de um produto.

Sim — é perfeitamente possível influenciá-lo a realizar a compra com a ajuda das cores, da mesma forma que é perfeitamente possível fazer com que ele desista da aquisição e abandone o site devido ao uso impropriado de uma nuance ou tonalidade. Pode até parecer exagero, mas a cor de um botão, por exemplo, tem uma importância significativa para a ação que o visitante irá realizar dentro da loja virtual.

A utilização de cores no e-commerce

Uma dica valiosa é usar cores estratégicas em cada call to action (botão de ação) para incentivar o consumidor a realizar a ação que você deseja. Em um botão de “Comprar”, por exemplo, use cores que transmitam segurança, mas que, ao mesmo tempo, apelem para a ação do consumidor — o laranja e verde são ótimas opções nesse caso.

Em casos de botões que não fazem apelo à compra, como um botão de “Solicitação de troca”, você já pode optar por cores mais discretas ou que passem otimismo, como o amarelo, por exemplo. Mas atenção: nada de usar cores muito chamativas, que podem poluir o site e acabar assustando o usuário, fazendo com que ele sinta vontade de sair rapidamente da página.

Algumas ideias de como colocar isso em prática

Para não errar, fique atento aos efeitos que as principais cores podem proporcionar em um e-commerce no momento de compra:

Amarelo

Você provavelmente já se perguntou por que essa é a cor utilizada na maioria das placas de trânsito. Além de estimular a memória, o amarelo é a primeira cor que o olho humano consegue visualizar, o que faz dela uma ótima opção para utilizar em botões de ação.

Ele também é capaz de produzir a sensação de alegria e otimismo no consumidor; mas deve ser utilizado com cautela, ou acabará perdendo seu efeito atrativo.

Vermelho

Assim como o amarelo, essa cor tem um efeito relevante na percepção visual do ser humano: ela é capaz de aumentar a tensão e estimular a pressão arterial. Embora seja utilizada com frequência em mensagens de erro, ela também pode ser perfeitamente aplicada a botões com apelo de urgência, como, por exemplo, “Compre agora”.

Laranja

Mesmo tendo menos efeito, se comparado ao amarelo ou vermelho, o Laranja também é uma cor marcante e pode melhorar a conversão do e-commerce quando utilizado em botões de ações. Além disso, a cor laranja, quando aparece em páginas de produtos, pode transmitir a sensação de que os preços estão mais baratos, o que pode ajudar bastante na conversão.

O segredo está em escolher a nuance certa para o momento de compra do consumidor. Pode até parecer uma técnica simples, mas as cores no e-commerce podem determinar o aumento das suas vendas online!

Deseja receber outras dicas que você pode utilizar para atribuir ainda mais autoridade em sua agência de publicidade? Continue nos acompanhando em nossa página do Facebook.