Se você tem um e-commerce, certamente, utiliza um gateway de pagamento. Mas sabe o que isso significa? Ele é uma interface que permite a compra e a venda de produtos e serviços por meio de telefone ou de cartão de crédito.

Servindo como uma forma de transmissão de dados entre consumidores, empresa e bancos, essa ferramenta pode ser comparada a uma máquina de cartão de crédito, porque, quando o cliente faz o envio dos dados relativos ao cartão, o gateway de pagamento codifica e transmite essas informações.

O que é o gateway de pagamento?

Já ficou claro que essa é uma forma de pagamento, ou seja, uma espécie de intermediador. Essa ferramenta permite que o pagamento seja feito com qualquer tipo e bandeira de cartão e o procedimento é totalmente realizado na loja virtual. Isso significa que o cliente não é redirecionado para outra página para finalizar a compra.

Como funciona o gateway de pagamento?

O gateway de pagamento permite que as compras feitas no e-commerce sejam pagas com cartão de crédito. No entanto, é preciso que o cliente forneça os dados do cartão para que a transação possa ser efetivada. O gateway, portanto, faz a transmissão dos dados para a instituição bancária, que fará a validação das informações e efetivará a compra.

No momento da aquisição, o cliente também pode optar pelo parcelamento da compra. Nesse caso, o e-commerce também receberá o valor parcelado. Por exemplo, se a compra de um ar-condicionado for feita em 10 vezes de R$ 99,90, o lojista virtual receberá o dinheiro conforme o pagamento for realizado.

Qual a utilidade do gateway de pagamento?

Por transmitir os dados de cartão de crédito dos clientes do e-commerce, o gateway de pagamento é extremamente útil para comércios eletrônicos.

Além de oferecer mais uma opção para compras online, também traz mais segurança às operações, pois, no momento em que os dados do cartão são repassados para o banco, essa interface informa se há alguma divergência e se há saldo suficiente para a compra, finalizando a aquisição se estiver tudo certo.

Quais as vantagens do gateway de pagamento?

O gateway de pagamento pode melhorar a taxa de conversão do site, porque o cliente tem mais facilidade para inserir seus dados de cartão de crédito. Nesse sentido, é importante lembrar que existem alguns tipos de gateways de pagamento que permitem a compra com um clique, ou seja, a inserção apenas do e-mail e da senha.

Outro benefício é o fato de a maioria dos gateways apresentar relatórios de vendas (facilitando o gerenciamento por parte do empreendedor) e de ser adaptável e customizável, permitindo sua adequação a qualquer tipo de site.

Quais são as precauções?

Para aumentar a segurança, é recomendável que o empreendedor contrate um serviço antifraude e um certificado digital SSL, para que os dados sejam efetivamente criptografados e fiquem seguros.

Além disso, o próprio gateway de pagamento deverá ter um certificado Payment Card Industry Data Security Standard (PCI-DSS), a fim de armazenar de forma segura os dados dos cartões de crédito dos clientes.

Qual a melhor plataforma de gateway de pagamento?

A AGEC e-commerce oferece uma plataforma com gateway de pagamento próprio que melhora a experiência do usuário e tem um design responsivo, ou seja, pode ser utilizada em dispositivos móveis sem problemas.

Há diversos planos que podem ser adotados. O básico (Basic E-commerce) permite iniciar as vendas no seu e-commerce e facilita a gestão dos produtos e serviços comercializados. Outros recursos são galeria de fotos, monitoramento dos pedidos, integração com o Google Analytics, frete grátis e, claro, permite o pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário.

O empreendedor também pode acrescentar alguns módulos, como o remarketing e relatórios de vendas, pedidos e clientes. Dessa forma, é possível gerenciar melhor as vendas e acompanhar de forma mais próxima os resultados.

Quer saber mais sobre gateway de pagamento? Deixe seu comentário e entre em contato conosco para conhecer a nossa plataforma.