O comércio virtual de produtos, ou e-commerce, é uma realidade e muitas lojas já optam por trabalhar apenas com ela, pois, em 2015, este setor apresentou, segundo o relatório E-bit Webshoppers, um crescimento de 15%.

Mas, antes de abrir um e-commerce, existem muitos pontos que devem ser avaliados, como a plataforma a ser utilizada, os métodos de pagamento, a utilização de plataformas antifraude, segurança, dentre outros.

Você sabe como funciona tudo isso? Neste post, listamos algumas dúvidas que você pode ter ao abrir um e-commerce para te ajudar nessa empreitada. Vamos lá?

Qual plataforma escolher?

Este é o primeiro passo para abrir um e-commerce, porém existem muitas plataformas e é comum se perguntar: Qual é a melhor? A resposta é simples: a que se encaixar melhor nos seus objetivos.

A diferença entre uma ou outra plataforma é pequena, por isso, o que deve pesar na escolha dela são as funcionalidades que cada uma oferece e qual se adequa mais ao perfil e às necessidades da sua empresa.

Atualmente, existem três tipos principais de plataformas de e-commerce disponíveis:

  • Gratuitas: possuem poucos recursos de personalização e são mais limitadas quanto à disponibilidade de produtos que podem ser anunciados e volume de tráfego.
  • De código aberto: estas também são gratuitas, porém, é necessário ter um conhecimento técnico maior, tanto em programação quanto em funcionamento da plataforma, para realizar personalização e ajustes de funções, mas estas opções oferecem mais possibilidades do que a anterior.
  • Pagas: este tipo de plataforma, geralmente, oferece suporte técnico amplo, possibilidade de personalização total e maior integração com as aplicações de gerenciamento. Conheça aqui a plataforma e-commerce AGEC.

Qual método de pagamento devo disponibilizar?

Este é um ponto chave para o sucesso de seu e-commerce. Levante todas as opções e analise as taxas cobradas, o método de implantação e o funcionamento, se a aplicação é compatível com sua plataforma, a segurança oferecida e a possibilidade de adiantamento de pagamentos realizados no crédito.

Os tipos de pagamentos aceitos por seu e-commerce também devem ser levados em conta na hora de escolher uma aplicação de pagamentos. Algumas empresas que fornecem este serviço permitem até o pagamento através de cartões de débito.

Devo adotar um sistema antifraude?

Sim! Além da escolha de uma aplicação de pagamento segura, recomenda-se a adoção de um sistema antifraude, já que, infelizmente, a utilização de cartões roubados para a compra de produtos na internet e a aplicação de golpes é bastante comum.

Este sistema aumenta a segurança para o lojista, indicando se é uma transação de alto, médio ou baixo risco no momento da captura da compra na aplicação de pagamento, evitando os chamados chargebacks — os cancelamentos realizados pelo comprador quando não reconhecem a transação, como no caso de fraudes.

É importante aplicar técnicas de SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de mecanismos de busca, tem por objetivo adequar seu e-commerce para que seja facilmente reconhecido pelos mecanismos de busca — como o Google, por exemplo —, fazendo com que sua loja apareça entre os primeiros resultados nos sites de pesquisa. Esse é o início de qualquer estratégia de marketing para um e-commerce.

Esta não é uma tarefa simples, exigindo um profissional qualificado para montar uma estratégia e um programador para executá-la. Além da programação base da plataforma, os mecanismos de busca analisam o conteúdo de seu e-commerce, que deve possuir relevância, e não apenas palavras-chave.

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Estes são apenas alguns pontos que devem ser cuidadosamente avaliados ao se abrir um e-commerce. Quer saber mais? Então, leia nosso artigo sobre algumas ideias para convencer seu cliente a investir em uma loja virtual.

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