Quando se trata de comércio online, você não pode olhar apenas para o número de vendas do seu e-commerce. É preciso coletar informações e dados para poder entender as tendências do comércio eletrônico e de como se posicionar frente a elas.

Separamos aqui alguns dos últimos dados coletados que abrangem de forma ampla o mercado online e todas as suas atividades.  

Esperamos que você possa usar esses números para aprimorar a estratégia do seu negócio e conquistar melhores resultados. Aproveite!

 

1. Aumento de 3% do Ticket médio

O ano de 2019 já começou com boas notícias para os comerciantes online. Em pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, o ticket médio do e-commerce no Brasil aumentou 3% no início de janeiro, passando de uma média de gastos de R$417,00 para R$429,00.

Segundo projeções da Ebit, esse crescimento de 3% deve se manter durante o ano, elevando o ticket médio do e-commerce brasileiro para R$447,00.

 

2. Crescimento de 16% nas vendas em 2019

Acompanhando o ticket médio, o faturamento do comércio eletrônico deve dar um grande salto em 2019. Segundo projeções da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o volume de vendas do e-commerce no Brasil deve atingir R$79,9 Bilhões, o que representaria um aumento de 16% no faturamento em relação a 2018.

Esse cenário se mostra próspero para todos lojistas online. Mas é claro que não se pode deixar de olhar para a sua estratégia de marketing e sempre buscar a melhor performance e velocidade do seu site.

 

3. Vendas por dispositivos móveis representam 42,8% do total

Os dispositivos móveis estão próximos de se tornar os grandes protagonistas das vendas online. Hoje, no Brasil, elas já representam 42,8% de todos os pedidos realizados em e-commerces no país; e a tendência é que esse número só aumente nos próximos anos.

Este é um dos dados estratégicos mais importantes que você deve dar atenção. Se o seu site ainda não está otimizado para as plataformas móveis, é hora de começar a olhar para esses números e aprimorar o seu site para o grande público dos usuários desses dispositivos.

 

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4. As Taxas de conversão no Brasil são de 1,65% 

Uma estatística que tem se mostrado na contramão dos bons números do e-commerce são as taxas de conversão. No Brasil, a média de conversão das lojas virtuais fica em 1,65%, segundo pesquisa realizada pela Experian Hitwise.

Esses números são muito baixos, principalmente quando comparados às taxas de conversão mundiais, que ficam em 2,42%, segundo pesquisa realizada pela empresa Monetate.

Para que você melhore suas taxas de conversão, vários fatores entram na mesa, como o preço dos produtos, a velocidade do seu site, o nicho do seu mercado e diversos outros. 

O que você pode começar a fazer é buscar melhorar suas taxas de abandono do carrinho, as quais acabam sendo muito altas em diversas lojas da internet.

 

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5. 76% dos pagamentos é feito por cartão de crédito

As vendas por cartão de crédito representam ¾ do total de transações realizadas pelos consumidores do comércio eletrônico no Brasil.

Além de sua praticidade na compra, essa opção ainda permite que o dono não sofra com inadimplências, as quais podem ocorrer nas demais formas de pagamento. 

Não ter essa opção no seu e-commerce é certeza de perder vendas. Por isso, se ainda não trabalha com cartão de crédito na sua loja, hora de providenciar. Mas não esqueça de proteger os dados dos seus clientes.

 

Confira o nosso texto: Por que ter um site seguro é tão importante para o seu negócio?

 

Quer saber mais números sobre o e-commerce brasileiro? Então veja o nosso artigo especial com as principais tendências para as vendas no comércio eletrônico em 2019.