Se você já fez essa pergunta, ótimo. Em um momento em que o marketing digital tem conquistado cada vez mais espaço entre empreendedores e consumidores, nada mais pertinente do que se questionar sobre qual o tipo de comunicação que pode fazer a diferença para o seu negócio.

Diferenciar mídia on-line de mídia off-line é essencial para criar campanhas de sucesso. Sendo assim, confira a importância de investir em cada uma dessas mídias, de modo a ter parâmetros para optar pelo método ideal para divulgar sua empresa, marca, produto ou serviço.

Mídia off-line

Embora existam críticos em relação ao futuro da mídia off-line, fato é que ela está longe de chegar ao fim. Muito pelo contrário. Veículos como a televisão, por exemplo, possuem um alcance expressivo, ideal para campanhas de grande impacto. Ainda que esteja perdendo a atenção das pessoas devido ao crescimento de outras mídias, como a Netflix, ela ainda é de grande importância.

Da mesma forma, revistas semanais possuem grande poder de influência entre seus leitores, assim como outdoors oferecem a possibilidade de uma comunicação impactante e o rádio tem seu público fiel.

Todas essas mídias, hoje em dia chamadas de off-line, possuem audiência significativa e, o mais importante, credibilidade capaz de envolver as pessoas. Isso é consequência de anos de trabalho e fidelização do público.

Mídia on-line

Ainda que a mídia off-line ofereça seus benefícios, é inegável que a modernidade está no mundo on-line. Por meio de diversas possibilidades de investimento, a mídia on-line é forte quando o assunto é segmentação.

Diferentemente da off-line, em que o alcance é que dita as regras, na mídia on-line é o direcionamento da mensagem para o público específico que faz toda a diferença. Além disso, é possível mensurar ações a partir de investimentos controlados.

Apoiada em recursos dos mais variados e flexíveis, como notebooks, tablets, smartphones e os tradicionais PCs, a acessibilidade oferecida por essas ferramentas também é um ponto forte que toda empresa deve considerar em sua campanha.

Novos tempos

Uma coisa que deve ser considerada em tempos atuais é que a audiência já não está mais concentrada num único meio, como acontecia há algumas décadas no Brasil. Pelo contrário, atualmente ela se encontra disseminada nos mais variados meios, o que não significa que os tradicionais estejam condenados ao fim. Como vimos, eles são excelentes recursos para obtenção de alcance e credibilidade para campanhas.

Entretanto, é preciso ter a devida atenção ao novo. As marcas estão a cada dia mais usando o on-line devido à sua capacidade de inovação. São números que crescem a cada dia e tendem a chegar a valores maiores no futuro próximo.

Mídia on-line x mídia off-line

Considere a mudança do comportamento do consumidor. Um parâmetro para isso é a quantidade de smartphones e tablets vendidos no país, que só aumenta. É preciso estar adaptado ao momento para obter maior sucesso em seu negócio. Por isso, invista em mídia on-line. Ela é o caminho para o futuro, por oferecer mais objetividade nas mensagens segmentadas, uma tendência para esse futuro.

Entretanto, não abandone as mídias tradicionais. Elas podem ser úteis, pois uma boa estratégia de comunicação envolve sempre o uso de diferentes tipos de mídia. Pense que pessoas impactadas por anúncios de mídia off-line tendem a procurar por mais informações justamente em ambiente on-line! Isso prova que as coisas estão casadas.

Queremos saber sua opinião sobre o assunto. Qual mídia você mais tem usado no seu negócio? Deixe aqui o seu comentário!