Se você já fez uma busca no Google, pode não saber, mas teve contato com o Google AdWords. Os três primeiros resultados de pesquisa exibidos são, caso haja anunciantes para a palavra-chave procurada, pagos. Ou seja, são links patrocinados. Pesquisas apontam que cerca de 60% dos usuários clicam exatamente nesses resultados. Além disso, os anúncios na barra lateral à direita também são exibidos por meio de investimento.

 

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Busca pela palavra “google adwords”. Os anúncios ilustrados com a tarja amarela “anúncio” são pagos e foram criados através do Google Adwords.

A plataforma é a maior ferramenta de publicidade do mundo. São mais de 100 bilhões de pesquisas feitas no motor de busca mensalmente, o que gera mais de 95% do tráfego na internet. Nesse artigo, serão revelados os principais segredos do Google AdWords e porque esse recurso é fundamental para as estratégias de marketing digital.

Rede de pesquisa do Google AdWords

A rede de pesquisa funciona como no exemplo acima. Todas as vezes que um usuário faz uma busca no mecanismo, o algoritmo realiza um leilão instantâneo. Para determinar o posicionamento, são consideradas algumas variáveis como, por exemplo, o Índice de Qualidade (a relevância que de uma página segundo o algoritmo) e o custo máximo definido pelo clique.

Rede de display do Google AdWords

Além do motor de busca, o Google possui uma vasta lista de sites parceiros onde empresas e pessoas podem anunciar produtos e serviços. Isso gera tráfego focado em resultados, que podem variar desde impressões (quantidade de vezes que o anúncio é exibido), cliques, conversões, entre várias outras possibilidades.

Segmentação do Google AdWords

Tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display é possível que o anunciante segmente os usuários através de dados demográficos, sociais, geográficos, comportamentais e até de interesse. Isso significa que somente o público-alvo pode ser alcançado.

Se o seu negócio é do ramo de livros, por exemplo, existe a possibilidade de levar um anúncio apenas a sites relacionados ou a internautas que tenham interesse no nicho específico.

Cauda longa

O conceito de cauda longa é extremamente eficiente para empresas que não possuem grande poder de compra e visam competir com grandes anunciantes. Imagine o número de lances para uma palavra-chave como “celular”.

Porém, é necessário ser mais específico, usando termos pouco genéricos, como, por exemplo, “celular à prova d’água” ou “celular com câmera HD”. Saber usar esse recurso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha do Google AdWords.

Análise do Google Analytics

Uma das maiores vantagens do marketing online em relação ao tradicional é que nele tudo pode ser mensurado. Ferramentas como o Google Analytics podem ser muito úteis para traçar estratégias, verificar erros e contabilizar os acertos, pois mostram as métricas necessárias para tal. Através de análises, é possível compreender o cliente e seu comportamento, elaborando novos métodos para adquirir novos negócios.

Conjunto de estratégias

Apesar de ser uma ferramenta formidável, o Google AdWords deve ser aliado a outras estratégias de marketing digital. O SEO (Searching Engine Optimization) são os resultados que aparecem depois dos anúncios, e também são extremamente relevantes quando se trata do Índice de Qualidade.

O Facebook Ads, plataforma de anúncios da maior rede social do mundo, pode ser um aliado poderoso na aquisição e manutenção de clientes. Claro, nada disso será efetivo se as páginas de destino não tiverem um design agradável, o que revela a necessidade de investimento em UX (Experiência do Usuário).

Os resultados do Google AdWords podem ser uma vantagem considerável quando se trata de anúncios. E você, está preparado para adentrar no ambiente do marketing digital? Conte-nos sobre a sua experiência!