Você deve conhecer essa máxima: nada é tão bom que não possa melhorar. E quando o assunto é e-commerce, uma excelente ferramenta de mensuração confirma essa ideia: o teste A/B.

Esse método, cada vez mais conhecido, contribui para verificação de problemas e para a criação de estratégias para lojas virtuais. Então, vamos descobrir como essa ferramenta pode ajudar a escalar os resultados do seu e-commerce?

O que é teste A/B?

Teste A/B é uma técnica que consiste na criação de duas — ou mais — páginas distintas que possuem o mesmo objetivo. Elas disputarão entre si para ver qual apresentará o melhor desempenho.

As páginas serão visualizadas alternadamente, ou seja, em um momento será exibida a página A e em outro a B. Depois, compara-se a performance de cada uma. Assim, é possível realizar ajustes no layout, na diagramação ou no conteúdo das páginas e mensurar de forma objetiva e consistente se as alterações obtiveram o resultado esperado.

Quais as diferenças entre teste A/B e teste multivariável?

O teste multivariável é semelhante ao A/B e também possui o mesmo objetivo: comparar telas e ver qual delas apresenta o melhor resultado. A grande diferença entre os testes A/B e o multivariável é, que no primeiro, testa-se apenas uma alteração por versão. Já no segundo, são testadas várias alterações.

Por exemplo, para realização do teste A/B, pode-se variar apenas o texto do botão de compra: “Comprar agora” ou “Finalizar pedido”. Em um teste multivariável, além da frase do botão, poderíamos alterar as cores do layout e o conteúdo da chamada principal.

No caso, é recomendado a utilização do teste A/B, porque, com ele, você saberá exatamente qual mudança ocasionou variação no resultado. Se você fizer testes entre páginas muito diferentes, não terá como afirmar qual mudança causou as variações.

Como usar o teste A/B no seu e-commerce?

O teste A/B pode ser aplicado em qualquer página da sua loja virtual e em todos os elementos, como imagens, botões, cores, disposição dos elementos… Quanto mais variações você fizer, maiores serão suas chances de entender o comportamento da sua lead. E, consequentemente, encontrar um padrão que aumente a conversão da página e replicá-lo para outras telas.

É recomendado começar com uma página que gere mais impacto para sua loja virtual — por exemplo, a página inicial. Escolhida a seção do site, crie uma ou mais versões para ela. Assegure que cada versão tenha apenas uma modificação em relação a página principal. Como dissemos, isso garante uma mensuração objetiva.

Existem muitas ferramentas para realizar o Teste A/B. Dentre elas, a do Google Analytics que se destaca por ser gratuita e simples. Para usar, acesse a sua conta do Analytics e procure a aba Conteúdo > Experiências. Lá, você vai encontrar as instruções necessárias para prosseguir.

Outra alternativa é optar por plataformas de e-commerce que já possuem essa funcionalidade integrada. O importante é lembrar-se de aplicar seu teste por um período mínimo de 1 semana, com no mínimo 1.000 visualizações por versão criada.

Com o Teste A/B, é possível identificar quais são as melhores soluções que podem ser aplicadas a cada página. Sempre com base em dados mensuráveis, eliminando os riscos que se assumem quando usamos soluções baseadas apenas em feeling.

E você? Vai aplicar o teste A/B em seu e-commerce? Conta pra gente nos comentários.