Alguma vez você já ficou indeciso na hora que estava realizando uma compra online pela imensa variedade de produtos? Ou ficou na dúvida sobre qual filme assistir no meio daquele catálogo gigantesco da Netflix?

Se a resposta for sim, você também deve ter percebido que, após um pouco de pesquisa, algumas recomendações começaram a aparecer. Isso porque o site que você está acessando utiliza o chamado sistema de recomendação.

O que é o sistema de recomendação?

O sistema de recomendação é um mecanismo que utiliza diversas técnicas computacionais para melhorar sua pesquisa e sua navegação nos sites.

Vamos pegar a Netflix como exemplo. Se você assistiu recentemente a algum filme de ação, o sistema vai trabalhar para recomendar filmes e séries que também sejam classificados como ação, outros filmes feitos pelo ator principal, outros trabalhos realizados pelo mesmo diretor etc.

Resumindo, o sistema é programado para filtrar o que seria de maior interesse do cliente baseado nas suas buscas passadas.

Como isso funciona nas lojas virtuais?

Com o avanço da tecnologia, a adesão às compras online tem se tornado comum. Cada vez mais pessoas estão utilizando a internet para realizarem suas compras — até mesmo quem tinha receio e apresentava resistência está aderindo ao e-commerce. Com isso, o comércio em geral tem investido bastante nesse segmento que veio para ficar.

E uma loja virtual necessita de um sistema de recomendação para que seja possível atender o cliente da melhor maneira possível. O funcionamento é sempre o mesmo: o sistema vai identificar o perfil do consumidor por meio de outras buscas e recomendará produtos (como smartphones, por exemplo) semelhantes aos perfis de busca de cada cliente.

Esse tipo de sistema concede ampla vantagem para sua loja virtual contra a concorrência pela praticidade, credibilidade e rapidez que são possíveis de serem alcançadas. Não à toa, as maiores empresas de e-commerce do mundo, como Amazon, Walmart e Alibaba, utilizam do sistema de recomendação de forma massiva.

Logo, podemos notar que, para potencializar as vendas e visualizações da loja online, a utilização desse sistema se torna imprescindível em um mundo virtual cada vez mais disputado.

Quer mais algumas dicas?

Vários fatores influenciam para que o seu e-commerce dê certo, como a utilização correta das cores, por exemplo. Imagine a situação: o sistema de recomendação fez uma filtragem de itens que podem ser de maior interesse do consumidor, mas o botão de ação é pouco chamativo por ter a mesma cor do fundo da página, por exemplo.

Agora, utilizando cores vivas — como o amarelo, por exemplo —, é provável que o cliente perceba com mais facilidade e tenha sua atenção presa.

Portanto, é possível perceber que utilizando o sistema de recomendação, o aumento de visualizações, o acesso e as vendas do seu e-commerce terão um aumento significativo, pois transforma totalmente a navegação do consumidor em algo mais prático e intuitivo.

Gostou do conteúdo sobre sistema de recomendação? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário. Com certeza, ele será muito importante para nós!