Após desenvolver um plano de marketing com todas as ações que serão colocadas em prática na sua loja online, chegou o momento de escolher, dentre os tipos de plataforma de e-commerce, aquele que melhor atende às suas necessidades.

Há inúmeros tipos que possibilitam a criação da loja virtual de forma simples e rápida. A variedade é tanta que permite utilizar plataformas totalmente customizadas ou modelos pré-definidos. Em ambos os casos, você mesmo faz uploads dos produtos e configura as formas de pagamento para que as vendas sejam iniciadas.

Nós separamos alguns tipos de plataformas de e-commerce neste artigo. Continue a leitura e veja qual combina mais com o seu negócio!

Software as a Service (SaaS)

O Software as a Service (SaaS) é uma das plataformas mais utilizadas pelos lojistas online. Como é desenvolvida por terceiros para que possa ser usada, é preciso pagar um valor de aquisição e de mensalidade, calculada, normalmente, como porcentagem sobre o faturamento total da marca.

Se a sua empresa precisa de agilidade, o SaaS pode ser uma ótima opção, pois o prazo de implantação varia de três a seis meses, conforme a complexidade do projeto. Além disso, tem uma atuação mais flexível no front-end, por conta de eventuais dependências do back-end, que é gerenciado apenas pelo fornecedor da plataforma.

Licenciamento

Nesse caso, para que o e-commerce entre no ar, é preciso de uma licença para o uso do código fonte de uma plataforma desenvolvida por terceiros. A opção de renovar a licença fica a seu critério, garantindo que atualizações de software ocorram quando necessário. Toda a manutenção ocorre internamente.

A licença é adquirida por meio de um pagamento e, posteriormente, de uma taxa de renovação anual. Nesse tipo de plataforma, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) faz alterações, gerando mais um custo com manutenção e com infraestrutura.

Como conta com o desenvolvimento do próprio varejista, tem flexibilidade total na atuação, tanto no front-end quanto no back-end. Além disso, a responsabilidade pelo acompanhamento e picos de acesso, por exemplo, é do varejista.

Desenvolvimento interno

A plataforma é desenvolvida sob medida pela equipe de Tecnologia de Informação (TI), que também é responsável pela manutenção do e-commerce. Diferentemente das anteriores, não tem custos de aquisição, mas, mesmo sendo mais em conta, tem custos com os profissionais de TI. Com isso, os gastos, em longo prazo, acabam sendo maiores em comparação aos outros dois modelos.

Esse modelo não é indicado para empresas que necessitam de agilidade no momento da implementação. No entanto, serve para marcas com uma visão de longo prazo. Assim como com o modelo anterior, tem flexibilidade total na atuação, tanto no front-end quanto no back-end. A responsabilidade pelo acompanhamento e picos de acesso, por exemplo, é do próprio varejista.

Open Source

Neste modelo, a empresa utiliza um código gratuito, que é disponibilizado por download, e contrata um profissional para a instalação, pois o sistema vem apenas com as funções básicas e precisa ser customizado.

Apesar de ser gratuito, é necessário pagar um valor para que ajustes na infraestrutura sejam feitos na instalação do sistema.

Como escolher a melhor plataforma?

É preciso ficar atento à compatibilidade da plataforma com instalações de scripts adicionais, como Google Analytics e AdWords, se ela permite inserir meta informações amigáveis, como description e keywords, e se ela oferece formas diversas e seguras de pagamento aos clientes.

A AstrusWeb é uma agência web que possui uma plataforma de e-commerce. Se após essa análise, você estiver interessado e quiser saber mais sobre os tipos de plataformas de e-commerce e suas instalações, entre em contato conosco!