Existem algumas características de um e-commerce que podem transformar as vendas dos seus clientes. Embora os gerentes de e-commerce e os responsáveis pela tecnologia se preocupem muito com questões como o design e a funcionalidade, a velocidade do carregamento da página é tão importante quanto essas outras questões mencionadas.

Para entender melhor como o site lento pode prejudicar as vendas de um e-commerce, continue a leitura!

A experiência de compra é prejudicada

Um dos fatores que mais fazem com que os consumidores optem pelos e-commerces é a agilidade. O fato de conseguir escolher um produto e comprá-lo em alguns cliques é realmente muito atraente. No entanto, caso a experiência de compra não seja satisfatória, ele pode facilmente trocar de site e realizar as compras com outra empresa.

Um site lento pode facilmente fazer com que isso aconteça, já que a demora no carregamento das páginas e os travamentos durante a realização da compra podem deixar o cliente descontente.

Ainda que ele não procure outra empresa para realizar a compra, se o site estiver com muita lentidão, as chances de que ocorra o abandono do carrinho são grandes. Além disso, uma navegação prejudicada pode fazer com que ele não volte a tentar efetuar outra compra no futuro.

Como evitar um site lento

Existem muitos fatores que influenciam na velocidade, como a hospedagem, os picos de audiência, plug-ins externos (redes sociais) excesso de scripts e também o excesso de imagens.

Até ataques de hackers que redirecionam os acessos a um site específico e podem deixá-lo lento ou tirá-lo do ar. Para evitar isso, é possível usar alguns métodos, que serão mencionados a seguir.

Reduza o número de requisições HTTP

Para reduzir o número de requisições HTTP, será necessário simplificar o design e utilizar técnicas para realizar a redução do número de correspondentes.

Implante um sistema para efetuar o cache HTTP

Esse sistema irá fornecer uma cópia local com os principais recursos, o que acabará reduzindo o tempo do carregamento dos dados.

Otimize as imagens e o visual gráfico

Como já foi citado anteriormente, utilizar muitas imagens pode dificultar o carregamento do site, além disso, o visual gráfico complexo também pode afetar a velocidade. Para alterar estes fatores, basta otimizá-los para que  se tornem mais leves, o que pode ser feito com algumas ferramentas online.

Use ferramentas para analisar a performance

Atualmente já estão disponíveis algumas ferramentas gratuitas, como o PageSpeed (Google) e o Yslow (Yahoo), que podem analisar a performance do site e apontar quais  aspectos que precisam ser melhorados. Extensões para o Firebug do Firefox também produzem relatórios que podem auxiliar a corrigir os problemas e evitar a lentidão.

O carregamento do site e o posicionamento nos mecanismos de buscas

O carregamento da página ainda não é um fator relevante para o posicionamento nos mecanismos de busca. No entanto, como esse é um fator bastante importante para a navegação do usuário e as empresas costumam primar pela satisfação deles, pode ser que não demore muito para que essa situação mude.

Um exemplo disso é que o Google já implantou isso nas buscas em inglês, e “penalizando” o site lento, prejudicando o posicionamento dele nos rankings, portanto, é bom estar preparado.

Quem trabalha com e-commerce precisa estar sempre atualizado, pois as mudanças são constantes. Portanto, continue acompanhando o blog da AGEC E-commerce!