De que adianta gastar uma fortuna com uma plataforma de e-commerce supermoderna, segura e com várias possibilidades de pagamento, perder um tempo enorme tirando e editando fotos e passar horas cadastrando produtos se ninguém sabe que sua loja existe ou seus produtos não se adequam ao público que deseja atingir? Para que isso não aconteça, é importante entender a importância de ter um planejamento de marketing.

Deixar o marketing em segundo plano é um erro gravíssimo. Quando há crise nas finanças, essa ferramenta é uma das primeiras a sofrer cortes de investimento. Porém, sem marketing, seu e-commerce não vai dar certo.

Se ninguém ouve falar da sua loja virtual, ninguém vai acessá-la e, consequentemente, não haverá vendas. Em momentos de crise, os poucos clientes disponíveis precisam ser impactados por sua marca. Não pense no marketing como um custo — ele é um investimento.

Então, é hora de conhecer alguns passos para fazer o planejamento de marketing do seu e-commerce e começar a vender mais.

1. Invista em Marketing de Conteúdo

Você deve investir na criação de conteúdo atrativo por meio da descrição do produto ou de um blog associado ao seu site. Essas informações podem ser disponibilizadas como texto, vídeo e imagens que tenham a ver e ofereçam uma solução ao leitor.

Você pode contratar agências de marketing virtual para elaborar uma boa estratégia. Caso o orçamento esteja curto, contrate uma pessoa para executar essa tarefa ou realoque algum colaborador.

É importante que a pessoa que execute essa função tenha conhecimento de SEO — técnicas para que os motores de busca como o Google, Yahoo etc. posicionem seu site nas primeiras colocações sem precisar gastar com anúncios.

Espalhe esse conteúdo em diversos canais como as redes sociais e e-mail marketing.

2. Faça uso do Marketing de Relacionamento

Essa forma de marketing consiste em manter um relacionamento frequente com o seu cliente. Para isso, mantenha contas ativas em algumas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter etc. Mas tenha a certeza que dará conta de manter as atualizações em dia — caso contrário, você poderá passar uma imagem negativa.

As redes sociais possibilitam um canal direto entre os clientes e a empresa. Assim, é possível ter, em tempo real, opiniões, críticas, elogios, problemas, soluções e informações diversas que podem ser usadas para guiar os próximos passos da sua loja virtual. Aproveite esse espaço para divulgar o conteúdo criado por você e incremente ainda mais sua comunicação.

3. Utilize e-mails marketing

O e-mail marketing ainda está em alta: é a melhor ferramenta de conversão em vendas. Ele possui custo reduzido e pode ser utilizado para trabalhar a imagem institucional da empresa e divulgar produtos, publicações do blog e postagens em redes sociais.

É altamente recomendado enviar conteúdo relevante para o cliente e com uma frequência adequada e consistente. Dessa forma, evita-se que seu e-mail seja considerado um SPAM.

4. Anuncie utilizando links patrocinados

Você pode anunciar nos sites de busca para destacar seu e-commerce ou até mesmo as promoções. Atualmente, o Google disponibiliza o Google Shopping, em que é possível cadastrar seus produtos e acompanhar por onde o cliente passou em seu site.

Assim, é possível até mesmo direcionar um anúncio de um produto para clientes que o acessaram.

5. Analise os dados

Após a execução de todo o planejamento, colete os dados e analise as potencialidades e as fraquezas de seu e-commerce. Dessa forma, é possível fazer um replanejamento de ações que não deram muito certo e fortalecer ainda mais pontos fortes. Avaliar os resultados é tão importante quanto definir metas e estratégias.

Gostou do artigo? Conseguiu aprender um pouco mais sobre o planejamento de marketing para seu e-commerce? Conta pra gente nos comentários.