Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar e mensurar os resultados da estratégia. É possível acompanhar o retorno obtido através das redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, Facebook Ads e vários outros. Mas qual mídia gera traz mais negócios e vale mais a pena?

O ROI – retorno sobre investimento – é a melhor maneira de entender se os ganhos obtidos através de cada uma das mídias está gerando lucro para a empresa, se comparado ao investimento inicial. Para você entender com clareza o que é ROI e como calcular, separamos alguns pontos importantes que você deve conhecer, acompanhe!

Na prática, o que é ROI?

O ROI é um cálculo que torna claro quais ações de marketing digital geram mais retorno (e mais lucro) para a sua empresa. Saber com clareza qual é o retorno obtido sobre certo investimento é a melhor forma de otimizar os gastos e acompanhar o desenvolvimento da estratégia.

Por que o ROI é importante?

Existem dois tipos de gasto dentro de uma empresa: um é o custo, o outro o investimento. Campanhas de marketing sempre são investimentos, mas você precisa acompanhar se esse investimento está sendo positivo para o negócio e se as metas estipuladas estão sendo alcançadas.

O mercado de e-commerce vem crescendo ano a ano. A concorrência aumenta e os esforços (investimentos) precisam ser planejados e otimizados. O ROI mostra quais mídias dão o melhor retorno para a empresa, ou seja, quais estão realmente ajudando o negócio a crescer e aumentar a receita, bem como quais não estão sendo investimentos positivos. O retorno sobre investimento ajuda os profissionais de marketing a direcionar melhor o orçamento disponível e otimizar as estratégias.

Como calcular o retorno sobre investimento

O cálculo é relativamente simples: o retorno sobre o investimento é quanto de lucro foi obtido, de acordo com o investimento feito e a receita bruta gerada. Para isso, é usada a seguinte fórmula:

(Receita gerada – Investimento inicial) / Investimento inicial = ROI

Vamos ver um exemplo prático.

Em uma estratégia envolvendo mídias digitas foi investido R$ 1.000,00 em Facebook Ads e R$ 1.000,00 em Google Adwords. No final de 3 meses (ou um quarter), o Facebook Ads trouxe R$ 4.000,00 de receita, enquanto o Adwords gerou R$ 2.500,00. Jogando na fórmula temos:

(2.500 – 1.000) / 1.000 = 1.5

e

(4.000 – 1.000) / 1.000 = 3

ROI do Facebook Ads é igual a 3, enquanto o do Adwords é igual a 1.5. Repare que o investimento inicial foi igual em ambos, mas o Facebook traz mais retorno que o Adwords, com o mesmo investimento inicial.

O ROI é a melhor forma de entender se os seus esforços estão dando retorno e se eles realmente estão ajudando o seu negócio a crescer. É importante torná-lo um indicador de performance dos seus esforços e acompanhar constantemente o retorno que os canais de mídia estão gerando.

Você já calculou o ROI da sua empresa ou tem dúvidas sobre como fazer? Deixe um comentário com suas dúvidas ou experiências abaixo!