Um dos erros mais comuns das empresas que investem em marketing digital de modo geral é não saber exatamente quais métricas acompanhar dentro das estratégias. Infelizmente, esse erro não é exclusividade apenas das ações de marketing: ele também é uma realidade para aqueles que investem em e-commerce.
Uma das vantagens mais incríveis do investimento em lojas virtuais é conseguir mensurar diversos dados para entender cada vez mais o comportamento do seu público. Sendo assim, por que deixar informações tão importantes passarem batido? As métricas precisam ser acompanhadas se você realmente quiser alcançar o sucesso com o seu negócio.
Separamos algumas das métricas mais importantes para você avaliar na sua loja virtual. Vamos lá!
1. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
O custo de aquisição de clientes apresenta qual o valor do investimento realizado pela sua empresa reflete cada um dos clientes adquiridos. Nesse cálculo, juntamos os investimentos em marketing e vendas, por exemplo. Unimos os valores e dividimos pela quantidade de clientes gerados graças a aqueles esforços.
O CAC mostra, também, qual ticket mínimo o cliente precisa ter para “se pagar” e começar a dar lucro real para a empresa. Por isso, é fundamental desenvolver estratégias de diminuição do CAC — para otimizar os investimentos e aumentar o lucro de cada venda.
2. TC (Taxa de Conversão)
A taxa de conversão mostra quanto da porcentagem de novos visitantes do seu e-commerce realmente está consumindo os produtos. Quanto maior a TC, melhor para os negócios. Se a sua taxa for baixa, é preciso descobrir o que aconteceu.
No e-commerce, principalmente, a descrição dos produtos precisa ser muito bem elaborada para que o cliente não tenha que mudar de site para encontrar respostas sobre especificações técnicas do produto que quer comprar.
Invista também em experiência do usuário — tenha certeza de que o caminho que ele percorre desde a home da sua loja virtual até o carrinho realmente seja bem intuitivo!
3. Abandono do carrinho
Se você possui uma baixa taxa de conversão e uma alta taxa de abandono de carrinho, é preciso traçar o caminho para entender onde está a dificuldade do seu consumidor de finalizar a compra.
O ato de colocar um produto dentro do carrinho representa a intenção de compra. Claro que é comum encontrarmos casos de pessoas que simplesmente desistiram da compra. Mas o que acontece nesses casos, mais comumente, é que ao chegar no momento de checkout da sua loja virtual, o cliente potencial se deparou com prazos absurdos ou fretes abusivos e, por isso, desistiu de concluir a compra.
Analise esses números e veja se realmente estão dentro do padrão aceitável no mercado.
4. Ticket médio
O ticket médio é uma forma de entender qual é a média de valor por compra realizada na sua loja virtual. A importância dessa métrica é entender até que ponto está sendo lucrativo ou não — se os clientes têm pagado o investimento de CAC etc.
Quanto maior o ticket médio, melhor. Para otimizar esse número, são recomendados investimentos em campanhas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados e Black Friday — pois são os momentos mais lucrativos do e-commerce no Brasil.
5. LTV (Lifetime Value)
O Lifetime Value é uma métrica responsável por calcular o tempo de vida do cliente dentro da sua empresa. Ele, normalmente, é um cliente que consome uma vez só ou possui o hábito de retornar e manter a recorrência de negócios fechados?
Esse número é importante para entendermos como está a nossa fidelização de clientes — e descobrir como fazer para aumentar esse LTV e garantir que os clientes uma vez adquiridos permaneçam sendo lucrativos para a sua empresa.
E aí? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Deixe um comentário!
Deixe seu comentário