Uma das formas mais fáceis de começar seu próprio negócio é por meio das vendas online. O setor de e-commerce continua crescendo, mesmo na crise, e hoje estão disponíveis múltiplas plataformas, integradas a tecnologias de pagamento seguras e estáveis que facilitam na hora de dar os primeiros passos.

Mas não basta ter uma ótima ideia para fazer sucesso e, por isso, separamos algumas dicas de marketing para e-commerce que vão te ajudar a ingressar nesse mercado com o pé direito.

Comece com o planejamento

Embora um e-commerce seja relativamente simples de conceber, de desenvolver e de colocar no ar, o planejamento é o que vai fazer toda a diferença no sucesso de sua marca. E planejamento de marketing é entender para quem sua marca quer vender e como chegar lá.

O conceito de sua loja, os produtos disponíveis para a venda, os tipos de frete e seus custos também devem ser pensados na fase de planejamento. Para ser lucrativo, é preciso botar tudo isso no papel e, a partir daí, traçar uma estratégia que vá fazer sua marca se tornar conhecida e garantir boa reputação online.

Escolha a plataforma ideal

Escolher a plataforma certa para seu e-commerce deve vir depois de analisar as variáveis operacionais que lhe concernem. Existem múltiplas possibilidades na hora de colocar uma loja online no ar: você pode alugar uma plataforma de terceiros, comprar uma licença de uso para uma já existente, utilizar alternativas open source (que são gratuitas, mas precisam de um especialista em código para serem implementadas) ou desenvolver seu site do começo ao fim, com auxílio de designers e programadores. A plataforma AGEC E-commerce é uma ótima opção.

Invista em um bom design

Assim como em uma loja física, oferecer um espaço bacana e adequado às necessidades dos seus clientes vai ser crucial para se manter de portas abertas. Seu principal veículo será seu site e ele deve ser atrativo e deve contar com um bom detalhamento dos produtos, além de ser fácil de usar.

Ele precisa ser adaptável e funcionar tanto em celulares quanto na web e oferecer aos clientes soluções em vez de problemas. Erros que dificultam a navegação custam caro quando seus clientes em potencial estão a um clique de distância do concorrente.

Ofereça um bom atendimento para fidelizar clientes

Toda loja deve ter como diferencial o atendimento que oferece a seus clientes e, online, não poderia ser diferente. A vantagem é que, por meio da internet, é possível estar mais presente na vida de seus consumidores, atendendo as suas dúvidas por e-mail, por chat ou pelas redes sociais.

Sua loja estará disponível 24h por dia e seu atendimento deve ser ágil e preparado para solucionar problemas e tirar dúvidas. Assim, fica mais fácil para o cliente estabelecer uma relação de confiança com sua marca.

A transparência ao longo do processo de vendas vai fazer uma diferença e tanto! Mantenha seu consumidor informado de cada etapa, da confirmação de seu pedido ao recebimento dele. Além disso, não se esqueça de solicitar feedback sempre que possível.

Divulgue de forma inteligente

Não adianta sua loja oferecer os melhores produtos pelos menores preços e ninguém ficar sabendo disso! Online, precisamos oferecer informações precisas sobre aquilo que vendemos para atrair consumidores e estabelecer confiança. Uma forma bacana de fazer isso, além dos anúncios em redes sociais e de links patrocinados, é investir em conteúdo sobre aquilo que vende.

Quem escolhe comprar online o faz por uma série de fatores. Preço, prazo e facilidade de acessar as informações sobre um produto e tirar dúvidas quanto as suas funcionalidades são os mais citados entre quem escolhe fazer compras assim.

Use o espaço de seu site para destacar seus diferenciais e mostrar o que seus produtos têm de especial. Um cliente bem informado tem muito mais chances de ser um cliente satisfeito!

Visualize as oportunidades: inicie hoje mesmo o planejamento de seu e-commerce!