O Brasil vem se consolidando como um dos maiores mercados para lojas virtuais e a tendência é que esses números continuem crescendo, mesmo com a conjuntura econômica pouco favorável. No entanto, isso também aumenta a concorrência e os e-commerces que desejarem mais lucros precisarão adotar as estratégias mais corretas para o setor.

Dentro desse contexto, estabelecer uma política de informações de frete adequada é essencial para o bom desempenho de um comércio online. Com táticas como frete grátis, descontos no envio e outros benefícios para quem finalizar a compra, é possível atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Quer entender como? Então, confira o artigo de hoje.

Grátis: a palavrinha mágica!

Pode ter certeza: tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, a palavra “grátis” exerce um enorme poder de atração nas pessoas. Muito mais do que apenas significar que algo não representa custo, ela age dissuadindo dúvidas e imprimindo na mente das pessoas que elas estarão levando uma grande vantagem ao fechar negócio.

Especialmente no universo virtual, em que tudo é decidido em segundos e muitas compras são feitas por impulso, esse fator de venda realmente funciona! Dentro do processo de decisão dos seus clientes, o valor do frete pode exercer uma função muito mais importante do que você pensava!

Quando você usa a estratégia de eliminar essa barreira com a oferta de gratuidade — e anuncia isso da maneira certa —, as suas chances de conversão aumentarão consideravelmente.

Taxa de abandono

É sabido que muitos clientes passam por todo o processo de compras, mas acabam abandonando o carrinho cheio sem finalizar a negociação. E é justamente o valor do frete que é o maior responsável por esse problema: muitas pessoas desanimam quando observam essa quantia somada ao total da compra.

Especialmente quando o freguês está em busca de apenas um produto ou então quando está consumindo em lojas que comercializam itens mais populares, a desistência é comum: se constatam que o valor do frete é bem parecido com o da própria compra, o cliente simplesmente desiste. Por isso mesmo, é essencial garantir que seu e-commerce conte com uma estrutura de entrega com bons preços, inclusive contemplando gratuidades.

Cuidado: não dê um passo maior que as pernas

Oferecer uma boa política de frete é importante, mas é preciso considerar que isso impactará consideravelmente o seu percentual de lucros. O envio gratuito após uma venda pode ser decisivo para lucrar mais, porém isso não significa que essa sempre será a melhor escolha para a sua empresa. É preciso ter estratégia!

Muitas vezes, um bom desconto resolve o problema. Antes de mais nada, faça as contas e mantenha um acompanhamento fiel dos números. Avalie em quais situações e para qual tipo de comprador você pode oferecer a gratuidade e só então coloque esse plano em prática.

Estratégias de frete grátis

Você pode e deve adotar diferentes estratégias para oferecer gratuidade ou descontos no frete. Uma tática cautelosa é colocar apenas alguns produtos com envio gratuito: mire naqueles que oferecem maior margem de lucro ou que estão há mais tempo parados em seu estoque. Outra forma de fazer isso é não cobrar a entrega a partir de um determinado valor em compras: isso incentiva o consumidor a chegar até essa quantia para contar com o desconto.

Algumas lojas virtuais adotam o sistema de gratuidade para clientes fiéis, o que é bastante eficaz para fazer parceiros perenes e garantir lucros constantes por muito mais tempo. Por fim, também existe o modelo que entrega sem custos apenas para algumas regiões: muitos adotam essa tática de acordo com a proximidade do estoque, mas vale lembrar que isso também pode ser útil para aumentar a presença da sua marca em alguns lugares específicos.

Agora, você já sabe como uma boa estratégia de informações de frete pode aumentar seu número de vendas! Se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica bacana sobre o tema, conte para nós nos comentários!

Confira, também, nosso post sobre Como organizar sua equipe interna para atender em um e-commerce. Boa leitura!