Quem nunca foi atraído por chamadas como “resta apenas 1 produto em estoque” ou “faltam apenas 24h para acabar a promoção”? Essas frases são exemplos de gatilhos mentais e eles possuem um enorme poder de persuasão, pois a nossa primeira tomada de decisão é feita no inconsciente, antes mesmo de pensarmos racionalmente sobre o assunto.

Isso quer dizer que os gatilhos mentais no e-commerce são técnicas utilizadas para atrair os usuários e convertê-los em compradores. São pequenas mudanças nos mínimos detalhes que fazem toda a diferença na hora de persuadir uma pessoa.

Então, leia esse conteúdo até o final, pois nele mostraremos 3 gatilhos mentais que você pode começar a utilizar na sua loja virtual hoje mesmo para aumentar as vendas, o número de clientes e o sucesso da sua empresa. Confira!

A escassez como gatilho mental

O gatilho mental de escassez serve para passar o sentimento de exclusividade, mostrando que restam poucos produtos e que a pessoa não terá mais uma oportunidade de comprá-lo, se não for naquele exato momento.

Esse gatilho mental é extremamente persuasivo e costuma dar certo, pois a maioria das pessoas, quando quer adquirir algum produto, quer algo exclusivo ou que está prestes a acabar. Na verdade, o inconsciente age para que isso aconteça e a pessoa, como não consegue dar conta disso, acaba aceitando e finalizando a compra.

Então, comece a utilizar esse gatilho mental no e-commerce e lembre-se sempre de passar para o usuário que aquele produto é único e limitado.

O investimento em reciprocidade

Retribuir é uma atitude automática do ser humano. Por exemplo, quando recebemos algo, pode ser um presente, um brinde, ou até mesmo uma gentileza de qualquer pessoa, haverá algum momento da nossa vida que lembraremos e vamos querer ser recíprocos, dando algo em troca.

Então, para utilizar esse gatilho mental no seu e-commerce, basta oferecer algo gratuito para o cliente, sem pedir nada em troca. Pode ser um brinde, um desconto, ou até mesmo uma amostra grátis, pois assim ele ficará com a sensação de que está devendo algo para você e, em algum momento, fará algo para te recompensar.

A recompensa pode vir com uma recomendação da sua loja para os amigos e familiares, por exemplo.

A importância da autoridade

Quando as pessoas estão procurando um produto, querem algo em que realmente confiam. Para passar essa confiança, sua empresa precisa ter autoridade, mostrar que realmente entende do assunto.

Existem algumas técnicas que a maioria das empresas utilizam. São elas:

  • Oferecer depoimentos de outros consumidores;
  • Mostrar o logotipo dos parceiros para passar credibilidade;
  • Disponibilizar ícones que mostram que o site é seguro.

Então, tendo essa autoridade, seu e-commerce passará a ter mais acessos e, por consequência, mais conversão e sucesso! E aí, gostou deste conteúdo sobre os gatilhos mentais no e-commerce? Deixe seu comentário!