Para obter sucesso com um e-commerce, é preciso ter uma boa estratégia de funil de vendas. Porém, uma boa estratégia só nasce da mistura bem-sucedida de planejamento e da correção de erros.

Para corrigir erros, é preciso acompanhar e analisar os resultados, no intuito de perceber o que funciona e o que não funciona.

Mas como fazer isso com e-commerce? É o que vamos descobrir no texto de hoje. Continue lendo para saber mais.

O que é o funil de vendas?

Nascido do conceito original chamado de pipeline, um funil de vendas é um processo que visa conduzir o seu cliente durante todo o estágio de compra, desde quando ele toma conhecimento do seu produto, passando pelo processo de pesquisar informações e, finalmente, o estágio de conclusão da venda.

Ao todo, o funil é composto por três estágios:

  • Topo do funil: aqui, o cliente ainda não é considerado um cliente real, pois não tem ciência do produto ou da demanda sobre esse produto;
  • Meio do funil: nesse estágio, o cliente já descobriu que precisa de algo e busca informações sobre soluções para o seu problema;
  • Fundo do Funil: é aqui que o cliente decide que necessita do produto, faz pesquisas para encontrar a melhor alternativa e finaliza a compra.

Como conseguir verificar se o funil de vendas está sendo efetivo?

É preciso ficar de olho nas principais métricas na hora de trabalhar com um funil de vendas. Confira quais são:

  • Visitantes únicos: esse número indica quantas pessoas, no total, interagiram com o site do cliente;
  • Frequência de acessos: quantas vezes, em média, o mesmo usuário visita a página? Serve para saber se há ou não retorno dos usuários;
  • Custo por clique: essencial para saber a eficiência dos anúncios colocados pela internet;
  • Tempo médio por sessão: significa quanto tempo cada usuário passou no site do cliente. Um período muito baixo pode significar que as pessoas erradas estão sendo atraídas e períodos muito longos podem significar algum problema de usabilidade;
  • Páginas visitadas: que tipo de página é mais visitado ou menos visitado no site? Essa métrica revela o que está funcionando melhor e o que não está funcionando;
  • Taxa de finalização do funil: métrica muito importante que revela quantas vendas foram feitas em comparação ao número de visitas recebidas. Para chegar nesse valor, multiplique o número de vendas por 100 e divida o resultado dessa operação pelo número de visitantes — por exemplo, 5.000 visitantes geraram 95 vendas, logo, a taxa de finalização foi de 1,92%;
  • Custo por aquisição: valor médio que determina quanto custa cada conversão realizada pelo funil. Por exemplo, imagine que a agência gastou R$ 2.000 em anúncios e fechou 50 vendas. O custo por aquisição foi de R$ 40 (significa que cada venda “custou” R$ 40).

Quais ferramentas são utilizadas para mensurar resultados?

Certo, até agora, vimos quais métricas são essenciais para ajudar a entender os resultados de um funil de vendas. Mas como nós obtemos esses dados? Algumas dessas informações são obtidas por puro cálculo matemático, mas outras vão precisar de algumas ferramentas.

Existem duas ferramentas gratuitas fornecidas pelo Google que são essenciais para qualquer agência de publicidade trabalhar com funil de vendas: Google Analytics e Google Keyword Planner.

O Google Analytics oferece todas as informações sobre as interações dos usuários com o site. Quantas pessoas visitaram, o tempo nas páginas, que páginas viram e quais não viram. Tudo isso é obtido por meio dessa ferramenta.

Já o Google Keyword Planner serve para olhar, pelo Google, qual o volume de procura por um termo em específico. Vamos supor que o cliente trabalhe com a venda de sabonetes artesanais. No Google Keyword Planner, é possível descobrir se há, por exemplo, 500 pesquisas semanais sobre isso — mas somente 20 pessoas entram no site do cliente com esse termo através do Google. Logo, há uma grande margem de crescimento na sua estratégia de topo de funil.

Como deu para ver, é de extrema importância saber ler os resultados do seu funil de vendas. E, para isso, é necessário compreender como dominar as ferramentas disponíveis para tal. Se quiser saber mais sobre criação de campanhas e resultados, clique aqui e leia nosso artigo sobre “Como criar campanhas de marketing para uma loja online!