Que tal ouvir esse conteúdo ao invés de ler? Clique no play acima.

O e-commerce é um modelo de negócio relativamente novo no Brasil e, pelo fato de estar vivendo uma franca expansão, diversos tipos de mercado tendem a adotar esse novo modelo. O que ainda não é totalmente compreendido por muitas empresas, empreendedores ou investidores deste gigante mercado é que, para faturar (e lucrar!) muito, é preciso estabelecer estratégias de negócio tão importantes quanto as que são necessárias em um negócio físico.

Infelizmente, é muito comum encontrar pessoas que pensam que fazer um negócio crescer na web é coisa simples e, por isso, cometem erros que acabam afundando a empresa.

Como não queremos que você seja a próxima vítima desse engano, separamos aqui alguns dos mais frequentes erros no e-commerce e como evitá-los. Confira!

Errar na escolha do nicho de mercado

O nicho de mercado é importantíssimo para o sucesso de um e-commerce, portanto, opte por um nicho em que consiga atingir um bom nível de faturamento. A maior certificadora de lojas virtuais do Brasil, a Ebit, lança todo semestre um relatório gratuito chamado Webshoppers, em que é possível verificar os nichos de mercado que mais faturaram no período e os respectivos faturamentos.

Baratear demais na tecnologia

A máxima “o barato sai caro” também se aplica a lojas virtuais. Invista em uma plataforma de e-commerce que possua uma boa infraestrutura, escalabilidade, ferramentas promocionais e um bom suporte (você precisará dele muito mais do que imagina).

Pensar apenas em usuário desktop

Em 2015, o faturamento do e-commerce mobile foi de R$5 bilhões, representando 12% de todas as vendas feitas pela internet. Com um crescimento extremamente acelerado, pensar que seus clientes vão usar apenas o computador para comprar é um erro muito grande!

Não ter foco na usabilidade do e-commerce

Não dificulte para seu cliente. Se ele quer comprar, permita! Botões em lugares errados, textos pequenos, dificuldade de navegação e outros fatores são grandes erros que diminuem a taxa de conversão do seu e-commerce.

Dar pouco detalhamento dos produtos

Quando se trata de uma compra pela internet, é preciso ter o maior detalhamento possível dos produtos. Clientes de lojas virtuais costumam pesquisar mais devido à rapidez desse processo. Quanto mais informações possui o seu produto, mais fácil será convencer o seu cliente a finalizar a compra.

Não deixar imagens de produtos em baixa resolução

Não permitir que seus clientes visualizem os produtos da loja em uma resolução adequada fará você perder muitas vendas. É importante que seu cliente veja cada detalhe do produto e que não precise ir procurar em outras lojas para ver fotos melhores.

Não investir em parceiros

Ninguém pode fazer tudo sozinho, não é mesmo? Muitos parceiros podem ajudar sua loja a ser mais lucrativa, basta escolher os parceiros certos. Agências digitais, consultorias especializadas e outros tipos de parceiros irão contribuir e muito para o seu negócio.

Estes são alguns dos erros mais comuns no e-commerce. Evite-os e seu negócio será um sucesso! Para receber mais informações sobre e-commerce, marketing, inovação e tecnologia, curta nossa página no Facebook. Sempre temos novidades para você!