Pesquisa conduzida pelo Google junto com a Forrester Research mostrou uma perspectiva interessante para o mercado digital brasileiro. Segundo ela, até 2021 o crescimento do e-commerce e marketplace será de 12,4% em média. Algumas categorias como eletroeletrônicos, livros e roupas devem crescer acima dessa média.

O estudo ainda mostra que 27 milhões de brasileiros farão a sua primeira compra pela web nesse período, o que elevará o número de consumidores que compram pela internet para 67,4 milhões.

São muitos motivos para investir nesse mercado e agregá-lo na estratégia da empresa, que ganha em lucratividade e no aumento da visibilidade da marca. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e-commerce e marketplace?

Os dois servem para vender produtos ou serviços na internet, mas com uma pequena diferença. O e-commerce será como uma loja de somente uma empresa ou empresas que fizeram uma parceria e decidem vender seus produtos com maior exclusividade.

O marketplace se assemelha mais a um shopping, em que vários lojistas podem vender seus produtos em um mesmo lugar e usando uma mesma marca. Americanas, Mercado Livre, eBay são exemplos de marketplaces, pois agregam produtos de vários vendedores.

Existem soluções como plataformas que facilitam o desenvolvimento e gestão de ambos, então não será difícil vender pela internet. Sua empresa pode optar tanto pelo e-commerce quanto pelo marketplace ou pelos dois, conforme a sua estratégia, grau de comprometimento e necessidade de vendas, contudo é interessante avaliar a proposta e principais características de cada um.

Por que vender pela internet?

A internet tem facilitado e mudado uma série de operações, transformando-as em ações cada vez mais comuns. Veja os benefícios de atuar nesse campo:

Mais possibilidades de negócios

Para o comércio, ela traz uma grande oportunidade de negócios, uma vez que os clientes não se limitam apenas àqueles que estão na sua região, como no varejo tradicional. Em qualquer segmento ou nicho que o negócio virtual se estabeleça há a possibilidade de gerar ganhos e crescer.

Em linhas gerais, não sai tão custoso manter uma loja virtual ou vender em um marketplace. Existem opções gratuitas de ferramentas para e-commerce e marketplaces cujo percentual pago por venda não é elevado.

Maior comodidade e melhores condições

O cliente compra um produto, por um preço mais em conta e ainda chega em casa? Sim, e isso pode ser feito a qualquer hora, afinal, o horário de vendas é de 24 horas por dia. A comodidade também é para o vendedor, que pode automatizar o processo de compra, o marketing e outros pontos relevantes da estratégia.

Além disso, o fato do comércio virtual não exigir muitos funcionários, aluguel e demais custos de uma loja física, permite cobrar um pouco menos, oferecer frete grátis para determinados valores e outras bonificações ao consumidor.

Possibilidade de mensurar resultados

É possível medir o crescimento do negócio online em diferentes aspectos que vão desde o Retorno Sobre o Investimento – ROI, passando por métricas mais específicas como taxas de conversões, vendas, taxa de abandono de carrinho, entre outras. Tudo para aperfeiçoar a estratégia e assegurar o bom andamento das vendas.

Campo amplo

Como mencionado, há muitos segmentos para se explorar, uma vez que já existe um público propenso a comprar em e-commerce e marketplace. Os modelos comerciais podem ser diferentes, mas ambos trazem grandes benefícios aos investidores, mesmo com a concorrência. No mais, boas vendas!

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