As novas tecnologias alteraram vários de nossos hábitos e costumes. Alimentação, transporte, entretenimento: praticamente tudo hoje em dia tem uma influência do avanço das tecnologias.

A relação cliente-empresa também está evoluindo junto com as tecnologias, tanto é que as compras online estão cada vez mais comuns. Estas práticas acabaram criando um novo cliente, conhecido como: Consumidor 3.0. E, para atender esses novos clientes, as empresas têm que se adaptar também.

Quais expectativas esse novo cliente tem de atendimento? Como os consumidores 3.0 tomam decisões de compra? De quais maneiras as empresas devem anunciar seus produtos? Como as redes sociais podem ajudar as vendas das empresas?

Nesse artigo, vamos buscar responder essas e outras perguntas para entender a importância dos consumidores 3.0. Vamos lá?

Qual é o perfil do Consumidor 3.0?

O consumidor 3.0 tem a internet como sua principal aliada. Ele pesquisa todas as informações sobre o produto ou sobre o serviço, compara preços, busca a opinião de outras pessoas que compraram o produto ou contrataram o serviço e efetiva sua compra. Tudo isso através da internet. Os itens mais comprados pela web são: aparelhos eletroeletrônicos, livros, produtos de informática, CDs e DVDs.

Muitos clientes ainda se sentem inseguros em fazer pagamentos online ou querem ver e experimentar pessoalmente o produto antes de fazer a compra. Apesar disso, eles buscam as informações pela internet e vão até as lojas físicas decididos a comprar.

Quais as exigências de atendimento que o Consumidor 3.0 tem?

O novo consumidor quer ser respondido rapidamente. Seja uma dúvida sobre o produto ou uma reclamação, ele espera uma resposta praticamente instantânea. Este novo perfil não quer recorrer a meios tradicionais como telefones e e-mails — ou à Justiça — para resolver suas demandas.

Ele quer ser bem atendido no menor tempo possível.

Como o novo consumidor utiliza as mídias sociais?

As mídias sociais também são uma das ferramentas do Consumidor 3.0. Nelas, ele vai buscar a opinião de seus amigos, as novidades e as atualizações dos produtos. Além disso, ele procura um contato direto com a empresa de interesse por meio de publicações, posts, perfis ou chats.

Ele interage com as publicações: curte, comenta, compartilha ou tudo isso junto. Por isso, é preciso uma produção de conteúdo exclusiva para as redes sociais.

Como as empresas precisam se adaptar para atender o Consumidor 3.0?

Podemos perceber que os hábitos de compra e de venda mudaram muito. Se o consumidor mudou, as empresas que não mudarem vão ficar para trás no mercado. É preciso atender todas as demandas exigidas pelo Consumidor 3.0.

Primeiramente, as empresas precisam causar uma boa impressão para os seus clientes por meio do seu site. Ele precisa ter um design bacana, ser dinâmico, prático e intuitivo de mexer.

Além disso, deve ser rico em informações sobre os produtos e sobre as condições de compra. Neste sentido, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter devem ser utilizadas pelas empresas para se aproximar dos seus clientes. Criar conteúdo relevante, interagir com seus possíveis consumidores e oferecer todo tipo de informação sobre seu negócio são práticas fundamentais neste novo cenário do Consumidor 3.0.

Assim, ele resolve todos os seus questionamentos e realiza suas compras sem precisar sair de casa. Por isso, é fundamental também investir em uma plataforma de e-commerce adequada que ajude o seu negócio a aumentar suas vendas de forma confiável, segura e rápida. Quer conhecer uma solução ideal para esses objetivos? Então, clique aqui e conheça a AGEC.