Poucas épocas do ano geram tanto tráfego — e lucro — para um e-commerce quanto a Black Friday. Evento anual realizado na última sexta-feira do mês de novembro, em que milhares de lojas do mundo todo praticam um verdadeiro show de promoções e descontos, a Black Friday ganhou fama no mundo virtual por proporcionar ao público a oportunidade de garimpar a rede em busca de preços mais baixos por aqueles produtos que tanto desejava.

Mas, para o varejista, não adianta apenas sonhar com esse tráfego e lucro provenientes do evento. Nada disso dará resultado se sua loja não estiver preparada para a Black Friday.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para que seu e-commerce tenha o melhor desempenho possível durante esse dia tão esperado.

1. Certifique-se de que seu estoque está preparado

De nada adianta oferecer um desconto incrível, realizar diversas vendas e perceber que não tinha a quantidade suficiente do produto em estoque. Nada pior para um cliente que realizou uma compra do que receber um e-mail do lojista se desculpando porque seu produto está indisponível.

Tenha em mente que a boa gestão do estoque não vai apenas garantir o aumento das vendas, mas também o aumento da satisfação dos clientes. E cliente satisfeito significa novas vendas futuras.

Sugestão: coloque um marcador automático da quantidade de itens disponíveis em cada produto para evitar dores de cabeça com possíveis clientes frustrados.

2. Ganhe visibilidade com antecedência

Oferecer descontos nos seus produtos é fantástico. No entanto, se ninguém souber que sua loja está com promoções, então é provável que você não faça muitas vendas durante a Black Friday.

Alguns dias antes do evento (não mais que um semana, para não gerar a expectativa reversa), inicie uma campanha de e-mail marketing com sua lista de leads (se tiver uma), de links patrocinados do AdWords ou nas redes sociais, com anúncios no Facebook, no Twitter ou ainda no Instagram e no Pinterest — tudo dependendo do que você vende, pois cada mídia responde melhor a públicos diferentes.

3. Garanta o funcionando da máquina

É muito importante garantir que sua loja estará em perfeito funcionamento no dia da promoção, pois, caso contrário, suas vendas estarão fadadas ao fracasso: seus clientes migrarão para a concorrência se sua loja ficar fora do ar ou muito lenta, por exemplo.

Algo que se deve considerar é que, durante a Black Friday, o seu tráfego aumentará consideravelmente (caso você tenha feito uma boa campanha de atração). Assim, uma plataforma estável e com um bom servidor (de preferência, um dedicado) são requisitos mínimos necessários.

Outra boa maneira de se preparar com antecedência é realizar testes de alto tráfego no seu site. Existem ferramentas para isso, inclusive gratuitas, como o loadimpact.com.

4. Utilize a Black Friday em campanhas de SEO

Não se esqueça de criar uma boa estratégia de SEO, especialmente se você tem um blog com conteúdo focado no seu público-alvo. Trabalhar com palavras-chave voltadas à Black Friday é outra ótima maneira de chegar aos clientes que ainda não conhecem seu e-commerce e que podem chegar até ele por meio de buscas no Google.

Apenas lembre-se de fazer isso desde sempre. Isto é, produzir conteúdo de qualidade e otimizar palavras-chave para os motores de busca, com muita antecedência. Ao contrário das campanhas de e-mail marketing, AdWords e redes sociais, que focam no resultado imediato, o SEO foca mais no longo e médio prazos.

5. Tenha uma loja responsiva

Talvez, esta seja a principal dica, e é exatamente onde muitos lojistas ainda estão errando. O design responsivo de um site é aquele que se “molda” a todos os dispositivos que possibilitam seu acesso, desde a enorme tela de um PC, passando por laptops, tablets e chegando aos smartphones.

Cada vez mais, as pessoas fazem uso de smartphones para acessar praticamente tudo: redes sociais, bancos online e, sim, compras virtuais. O dinamismo tecnológico pelo qual passa nossa sociedade exige constante adaptação para manter seu negócio vivo.

Esperamos que, com nossas dicas, seu e-commerce faça enorme sucesso na próxima Black Friday. Continue nos acompanhando em nossa página no Facebook!