Apesar das grandes mudanças na indústria de marketing ao longo dos últimos vinte anos, muitas táticas básicas ainda são relevantes, afinal, se você pensar bem, os princípios continuam os mesmos. O desafio não mudou: conseguir que as marcas que representamos tenham destaque na frente das pessoas que procuram seus produtos e serviços.

No entanto, no mundo de hoje, dispomos de muito mais canais, estratégias e táticas quando pensamos em investir tempo e dinheiro de forma eficiente. É comum que muitos clientes, acostumados com o marketing tradicional, resistam à mudança, enquanto outros abraçam o marketing online completamente, deixando de lado estratégias offline.

A verdade é que nenhum desses caminhos é realmente ideal. É possível — e recomendável — criar uma estratégia integrada que permite táticas tanto digitais quanto tradicionais, garantindo os melhores resultados.

Alinhando as duas estratégias

O consumidor de hoje está consumindo todo tipo de mídia, seja ela tradicional ou digital. Por isso, é importante estar em todos os lugares, aumentando a chance de capturar aquele comprador em potencial no momento em que sua intenção de compra está mais alta.

O marketing tradicional pode não ser mais o mesmo, mas ainda é um canal muito poderoso. O primeiro passo para integrá-lo a uma estratégia digital é dar uma olhada na jornada de decisão do cliente da marca e alinhar cada um dos programas, identificando onde cada estratégia vai se encaixar.

Mas como conseguir isso?

Pegue um anúncio de televisão como exemplo. Eles são ótimos para construção do conhecimento da marca, educando os consumidores dos seus produtos e serviços e atingindo aqueles que podem ainda não conhecer seu cliente. Mas, após isso, como capturar o engajamento deles e trazê-los para o digital?

Basta convidá-los! Nesse caso, podemos fornecer um endereço de web ou usar mensagens para incentivar os consumidores a curtir a página da empresa no Facebook. Assim, também é possível garantir mais valor às suas estratégias que possuem um baixo ROI — retorno sobre o investimento.

Outra ideia é oferecer conteúdo relevante para os clientes da marca que tenha a ver com o anúncio de TV. Por exemplo, se a marca é um fabricante de molho de tomate, você pode convidar os espectadores a assistir vídeos de receitas deliciosas feitas com o molho na página do YouTube do fabricante. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, a televisão pode ser um ótimo canal para trazer tráfego e divulgar o e-commerce da marca, facilitando a compra.

Fazendo o caminho inverso

Além disso, o caminho também pode ser feito inversamente, alinhando as estratégias online às offline. Nesse caso, vamos usar o exemplo de uma conferência, em que usar as redes sociais é uma ótima maneira de garantir a presença das pessoas, além de espalhar a mensagem do evento offline.

Da mesma maneira, publicidade em pesquisa paga pode levar os clientes para a sua loja online ou física. Se um potencial consumidor está usando a pesquisa para comparar preços de uma televisão, por exemplo, e, então, vê o anúncio do produto que ele quer com um desconto para uma localização próxima a dele, essa peça pode muito bem aproximar o cliente da marca e trazê-lo para uma venda offline.

No mundo atual, uma boa estratégia precisa aliar o marketing online e o offline para garantir o melhor contato com os potenciais clientes, que existem nos dois ambientes.

Pronto para começar o planejamento de marketing com as duas táticas? Comente no nosso post e nos conte um pouco mais da sua experiência.

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