Um dos maiores desafios na hora de montar um e-commerce é organizar o pessoal e as tarefas necessárias para levar o negócio adiante. Muitos empresários acabam acumulando funções no início do projeto, ou devido à escassez de recursos financeiros ou à crença de que conseguem fazer tudo sozinhos.

O problema é que essa “solução” é incrivelmente desgastante e nada eficiente. Reunir uma boa equipe interna é imprescindível para melhor atender suas novas demandas digitais.

Por onde começar?

Como o mercado digital é relativamente novo, ainda está aberto a inúmeras mudanças, e, por isso, pode ser complicado definir as funções e as responsabilidades de cada um, ou estabelecer um número de funcionários que dê conta do serviço. O que você precisa é de um time encarregado do planejamento de ações, do gerenciamento da marca e da supervisão de todos os processos que envolvem um e-commerce.

Comece mapeando as áreas essenciais:

  • Marketing, responsável pela elaboração de campanhas e análises de seus resultados;
  • Criação, composta por web designers e programadores que cuidarão do aspecto visual de sua loja online. Você pode terceirizar a criação com a plataforma AGEC;
  • Conteúdo, em que são desenvolvidos os textos, imagens, vídeos e outros que serão usados nas descrições dos produtos, em seu blog e mídias sociais;
  • Gestão de dados, responsável pela coleta e pelo armazenamento das mais diversas informações sobre seus produtos, clientes, rendimentos etc;
  • Planejamento, que ficará com a função de pensar em estratégias e ações de posicionamento da companhia e a gerência, que supervisiona todos os outros núcleos e garante uma comunicação eficaz entre eles.

No início, é comum que algumas pessoas acumulem várias posições, ou que certos cargos englobem obrigações de outros. À medida que a empresa for crescendo e você for contratando mais ajuda, você pode dividir encargos e delegar tarefas mais específicas para cada um.

Escolhendo o profissional perfeito

A expansão do seu e-commerce depende dos colaboradores. Por isso, busque profissionais qualificados, com vontade de crescer, de aprender e de contribuir. Nessa hora, o currículo não é a única coisa que conta, mas também a criatividade, a desenvoltura, sua capacidade de resolução de problemas e de trabalho em grupo.

É importante reunir pessoas com habilidades complementares, mas com valores e objetivos em comum. E, se o problema é dinheiro, lembre-se: qualidade é melhor que quantidade. Melhor ter um grupo menor, mas de pessoas focadas e competentes do que um grande grupo desmotivado e disperso.

Atendimento ao cliente é a chave

O empresário precisa liderar pelo exemplo, mostrar aos funcionários como atender bem os clientes e como se relacionar de maneira produtiva com seus colegas. Motive a equipe e faça com que cada um se sinta valorizado, pois o sucesso de um bom atendimento ao consumidor é um quadro de funcionários felizes, relaxados e engajados.

Para isso, forneça feedbacks constantes e crie um espaço propício para o compartilhamento de ideias e sugestões. Ofereça planos de carreiras, bônus salariais, cursos, workshops e treinamentos rápidos. Invista no desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe e veja o rendimento aumentar!

As vantagens da terceirização

Você não precisa sobrecarregar sua equipe com tarefas que podem ser controladas por pessoas fora da sua companhia. Serviços terceirizados têm domínio profundo sobre suas áreas e poderão realizar um trabalho mais eficiente, rápido e barato.

Os departamentos financeiros, administrativos e de tecnologia da informação são terceirizados com facilidade. Essa prática pode deixar seu time livre para cuidar das questões exclusivas do e-commerce.

Você também pode contratar consultores de outras áreas quando necessário para te ajudar a otimizar seus processos. Um diálogo constante entre sua empresa e as terceirizadas garante o fluxo de informações e a realização de um bom serviço.

Agora que sua equipe está organizada e pronta para trabalhar, leia nosso artigo e entenda as maiores tendências de e-commerce em 2016!