As lojas online estão ganhando cada vez mais destaque, o que faz com que os proprietários de lojas físicas partam para a ideia de integrar seus negócios a um e-commerce. Mas, ao fazer isso, é preciso muito cuidado e atenção, pois gerenciar uma loja física e o e-commerce em conjunto pode ser muito trabalhoso. Vale dizer, contudo, que as chances de sucesso são enormes!

Veja quais cuidados tomar e como você deve integrar loja física e e-commerce.

Elabore estratégias de mercado distintas para sua loja física e o e-commerce

Apesar da loja física e do e-commerce conterem os mesmos produtos, leve em consideração que a forma de operar e de trabalhar o marketing é diferenciada para cada tipo de negócio. As estratégias de venda primam por características distintas.

Seria um grande deslize tentar vender um produto online da mesma forma que se faz na loja física — e vice-versa. Algumas adaptações são necessárias para que ambas as lojas alcancem o sucesso esperado.

Vale ressaltar que o alcance do e-commerce é muito maior, já que é possível vender para todas as partes do Brasil (ou de fora) e enviar suas mercadorias via Correios ou por meio de transportadora. As questões de logística também se tornam um aspecto importante para se planejar e analisar.

Escolha uma boa plataforma

O primeiro passo para integrar a loja física com a loja virtual é escolher uma boa plataforma para o portal de e-commerce. Leve em consideração que serão imprescindíveis alguns pontos importantes, como a hospedagem, a configuração da página, seu layout, definir os meios de pagamento e também as formas de frete para as mercadorias.

Fotos e descrições dos produtos também são importantes, a fim de gerar vendas em seu e-commerce. Por isso, invista também em um bom trabalho com imagens e textos.

Leve em consideração também a facilidade de atualizar as informações do seu e-commerce. Certifique-se de que a plataforma possui ferramentas que possam ser associadas com seu sistema de controle de estoque, além de também possibilitar a atualização e o cadastro dos produtos de maneira simples, como a AGEC.

Tenha um sistema ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) ou planejamento dos recursos da empresa consiste em um software capaz de colocar todas as informações e controles da empresa em apenas um só lugar. Assim, os processos realizados na loja física e no e-commerce podem ser acompanhados por meio de um mesmo sistema automaticamente.

Isso facilita o controle de estoque — o que, nos negócios em que lojas físicas e o e-commerce estão interligados, pode apresentar problemas e dificuldades de gerenciamento. Mas com um sistema ERP, o estoque será automaticamente atualizado assim que um produto for vendido, tanto na loja física quanto na virtual. A solução ajuda a evitar a falta de produtos.

Vale ressaltar que o controle de estoque é extremamente importante, principalmente se as lojas possuem o mesmo acervo para ambas as saídas de vendas. É preciso ter cuidado para não vender o último produto do estoque em ambas as lojas ao mesmo tempo!

Uma dica é sempre ter uma peça de mostruário na loja física. Assim, se isso acontecer, você ainda terá ao menos um produto para ser entregue ao comprador.

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